Colunistas
Panela de Pressão – 12/03/24
16 MORTES
O Estado registra 16 mortes por dengue até agora, o que não é pouca coisa. O caso mais sério na nossa região é Novo Hamburgo. A cidade vizinha tem milhares de casos e algumas mortes. No ano passado tivemos um surto aqui em Ivoti e no ano anterior outro surto mas em Dois Irmãos.
CALOR
Para esta semana está prevista uma nova onda de calor no Estado. A temperatura pode chegar a 36 graus na quinta-feira. Deve ser a última onda de calor deste verão que não foi fácil.
MOSQUITOS
Tinha um tempo em que ninguém mais reclamava de mosquitos na cidade. O pessoal do interior mais se queixava dos borrachudos. Muitos mosquitos infestam a cidade neste verão. Uma das culpas que se dá é que o inverno no ano passado não foi rigoroso, o que permitiu a sobrevivência das larvas e a proliferação neste verão. Não sei se é verdade. O que se sabe é que os mosquitos estão por toda parte. Não são em grande número. Não vi ninguém se queixar no centro de Ivoti de que não consegue dormir sem repelente.
CIDADE LIMPA
Aqui vai um convite para as pessoas ajuntar o lixo das ruas e colocar na lixeira. Se cada um fizer isso a cidade estará mais limpa ainda. Não somos nenhum pouco parecidos com cidades grandes, que convivem com o lixo espalhado por suas ruas. Mas por menos que seja, não poder haver lixo no chão. A Prefeitura podia fazer campanha para as pessoas se conscientizar em não jogar o lixo no chão. No nosso grupo de caminhadas, se a gente fica um dia inteiro fora, muitas vezes volta com um saco cheio de lixo. Ninguém põe um papelzinho fora. A natureza tem que ficar intacta. Lixo como de plástico e outros tantos levam 100 anos para se degradar na natureza.
SINALIZAÇÃO PERFEITA
Depois de melhorarmos na sujeira da cidade, tornando-a limpa, precisamos encarar de frente a sinalização da cidade, principalmente a sinalização de obras. Aí é que mais pecamos. A sinalização simplesmente não existe e, quando existe, deixa muito a desejar. Muitas vezes põe um cavalete a um metro de um buraco ou um monte te terra ou entulho e é tudo. De noite o sujeito fica a mercê deste tipo de inconveniente. Nesta semana, na Rua Régis Bittencourt, o saibro com que foi tapado provisoriamente um buraco da autarquia, cedeu mais do que se esperava e a quina do asfalto tinha mais ou menos 10 cm, o suficiente para cortar um pneu capaz de ir parar no lixo. Os carros tinham que parar e passar bem devagar sobre o buraco para não danificar o pneu e suspensão do carro. A gente escreve aqui atendendo reclamações de motoristas sabendo que nada vai mudar. Este é um dos grandes problemas que tempos, a falta de solução para os problemas.