Panela de Pressão

Panela de Pressão: a melhor decisão é se livrar dela

13/03/2020 - 09h47min

Um vereador em Santa Maria do Herval sugeriu para as autoridades municipais municipalizar o abastecimento de água devido aos inúmeros e insolúveis problemas enfrentados com o abastecimento. Olhando pelos dois ângulos ele tem razão. O primeiro diz respeito a quem abastece o município. A estatal que está presente em todo o Estado e que esteve em Ivoti também até 2012 não visa um bom retorno para a população. Na verdade, este é o seu objetivo, mas não é o que acontece. Na prática ela sempre administra o caos ou muito próximo disso, pelo simples fato de ser estatal e gerida pelos políticos de plantão. Dependendo quem você elege, esta será a cara da Corsan pelos próximos quatro anos. Tem como funcionar uma empresa que está sujeita a uma gestão como esta? A resposta é óbvia. Santa Maria do Herval, como Ivoti sempre esteve até 2012, viverá pelo resto da vida numa situação de abastecimento precária, um quebra-galho. Dá uma seca, eles vem correndo com medidas emergenciais para encarar o problema. Numa situação de normalidade, esquecem tudo à espera do próximo desabastecimento. O vereador de Herval tem que insistir para os políticos locais tomar a decisão de assumir o abastecimento. Assim como eu dizia por 20 anos aqui em Ivoti, em Herval a população tem que bater no peito e assumir que o povo não precisa se submeter a caprichos que vem de fora para ter a sua água para consumir. Assumam e pronto!

NENHUMA BRASTEM

Transferir do Estado para o Município não é lá estas coisas, é quase como trocar 6 por meia dúzia. Entretanto, melhora muito, porque qualquer decisão é tomada pelas pessoas que conhecemos, que convivem com o povo. Aqui em Ivoti 30% da população não tinha água no tempo da Corsan e hoje não existe mais isso, apenas casos pontuais e de fácil solução. Não funciona 100% bem porque ainda é o poder público que administra. A água aqui em Ivoti como tudo, é cara demais e podia ser mais barata. Não é por falta de gestão, ou melhor, por inanição. Quando os particulares pensam agora e tomam a decisão em meia hora, no poder público nem pensam e quando pensam numa melhoria, acontece na prática meio ano depois. A burocracia é demais. De qualquer maneira é muito melhor do que na mão do Estado. O município somos nós, o povo, dentro dos 50 e poucos quilômetros quadrados de Ivoti.

BÊNÇÃO

Nos livrar da Corsan em 2012 foi a maior bênção que Ivoti podia ter tido neste século. Nos livramos na verdade de um pepino, e pior, da falta de qualidade de vida que teríamos com ela ainda por aqui. É simples: se fosse ainda a Corsan, estaríamos consumindo água captada no “esgoto” do Rio dos Sinos. Nos livramos dessa e consumimos água mineral daqui de Ivoti mesmo, onde ela existe em abundância e sem dificuldade maior para consumir. Não sei porque colocam cloro e outros produtos que não devem fazer muito bem ao organismo. Não fazem mal, mas também não devem fazer bem. Imaginem, para transformar a água do esgoto do Rio dos Sinos em água potável, os produtos usados devem ser pesados e poderosos. E estes produtos as populações sujeitas a este tipo de abastecimento consomem. Aqui só não estamos livres porque também é usado cloro na água, embora não precisasse.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário