Panela de Pressão
Panela de Pressão: assaltos
Ainda bem que os assaltos diminuíram bastante nos últimos meses e mais precisamente de dois anos para cá. Mesmo assim, ainda estamos muito acima do resto do mundo. O que não dá para entender é que o roubo de veículos caiu 40% mas o seguro de carros continua no mesmo patamar. Ou seja, lá em cima. O correto seria diminuir o roubo de carros e diminuir, também, na mesma proporção, o valor do prêmio de seguros. Entretanto, isto ainda não aconteceu. Esperamos que também o seguro de veículos e de um modo geral também caia.
CORRERIA
Está acontecendo uma grande correria no meio político atrás de filiações. Aqui em Ivoti tem uma candidatura certa e outra também certa, mas ainda sem candidato. Esta última tem o padrinho mas ainda não o nome que vai constar na cédula. O que importa agora, até o dia 7 de abril, são as filiações. Candidatos a vereador, por exemplo, que não façam parte de partidos com uma boa nominata de candidatos, podem tirar o cavalo da chuva. O PMDB é um exemplo. Outrora o maior partido de Ivoti, sem ao lado do PP, hoje definhou e vai colocar poucos candidatos a vereador. Marli Heinle Gehm está tranquila, pois a sua candidatura é certa. Em Ivoti, faz 50 anos, que temos só 8 vagas para vereador porque uma é de Marli. Marli é uma puxadora de votos, mas coloca no máximo mais um. Se o PMDB tiver 8 candidatos, seis estarão fora. Vai ter vaga somente para mais um. Isto acontece com todos os partidos.
PODER DE FOGO
O PT é outro que diminuiu seu poder de fogo. Não se compara mais nem de longe com o partido de 20 anos atrás. Naquela época o PT era o queridinho do pedaço, o partido da ética, que jogava pedras em todo mundo. Como todos os outros, bastou assumir um governo, que acabou. É tudo farinha do mesmo saco. Resta entre nós mortais o Partido Novo, que tem pinta de coisa diferente até o momento e vem provando por enquanto. Só que não sabemos até quando. Caem o PMDB, o PT, o único dos velhos que vem se mantendo é o PP. Aliás, é o único que tem candidato a prefeito, pois o prefeito ficou no partido e o mantém forte. Um que vem emergindo com força é o PRB. Nossa senhora, é uma salada de letras que a gente fica louco só de pensar no que significa tudo aquilo. O PRB da Maria é chamado pelo apelido de Republicanos. O que eles prometem ninguém sabe. Não deve ser grande coisa, porque, como já foi dito, é tudo farinha do mesmo saco.
NEGÓCIO
Ter um partido no Brasil é um baita negócio nos dias de hoje. Nunca era assim. Bastou a lava-jato desmascarar como funcionava a máquina de dinheiro dos partidos, como o esquema com as empreiteiras, que os partidos se voltaram imediatamente para o nosso bolso. Hoje tem Fundo Eleitoral e Fundo Partidário. Os dois juntos dão alguns bilhões por ano. Vou escrever aqui uma frase forte, mas é o que penso. Ou acabam com estes imorais fundos, ou tem que acabar a democracia no Brasil. Os dirigentes dos partidos hoje administram milhões e não precisam prestar contas de nada. O povo brasileiro não merece isso, tampouco a democracia. Acabem urgente com esta treta, que é pior que o que a própria lava-jato desvendou.