Panela de Pressão

Panela de Pressão: como seria bom se sempre fosse assim

02/03/2020 - 10h30min

Não é por culpa do município, mas por culpa dos políticos que estão em Porto Alegre e lá em cima em Brasília e nos retiram todo o dinheiro que geramos aqui fruto do nosso trabalho e não deixam nada aqui. De 400 milhões que pagamos em impostos em Ivoti por ano só ficam aqui cerca de 15%. Com estes 15% consegue-se fazer até milagre, na medida que os governos estadual e federal foram ao longo das décadas empurrando cadas vez mais responsabilidades para os municípios sem o respectivo repasse de recursos. Por isso ficamos até admirados quando aparecem obras por todos os lados agora em 2020, quando esta teria que ser a rotina diária. Instalação de banheiros no Núcleo de Casas de Enxaimel, revitalização de praças, asfaltamento de ruas, melhoria na iluminação pública e por aí vai.

MORAL E CÍVICA

Como se sabe, tem um monte de candidatos a vice em Ivoti. Não sei porque, mas deve ter várias razões para isso. É claro, o vice vira prefeito quando o prefeito é impedido de administrar o município. Esta é a sua única função como vice. Antigamente os vices eram eleitos por uma formalidade e ficavam trabalhando na sua atividade sem se envolver com a gestão do município. Hoje em dia as coisas mudaram. Naquela época ninguém ganhava nada. O vice até se recusaria em receber um salário para ficar em casa. Hoje em dia as coisas mudaram e moral e cívica não existe mais entre nós. Há 30 anos tinha até moral e cívica no currículo escolar. Aprendia-se muito sobre valores nas escolas e hoje em dia não é mais assim. Os vices querem ser candidatos a vice porque recebem sem trabalhar. Muita gente saiu da política por causa dessas coisas.

JUSTO

Se o vice não faz nada não deve receber. Acho que todos concordamos com isso. Mas aqui em Ivoti ele recebe um salário que dá mais ou menos 2.500 por mês. Se perguntar alguém porque disso, ninguém vai saber explicar porque alguém recebe para fazer nada. Assim foi na legislatura passada, quando a vice-prefeita não exerceu nenhuma função, mas ganhou o salário de vice-prefeita. É até engraçado, para não dizer coisa pior, o sujeito não trabalha e recebe. No caso do prefeito exercer algum cargo como é o caso atual, nada mais justo do que receber o salário correspondente. Como o atual vice é secretário de Obras, deve receber o salário do secretário de Obras como qualquer outro secretário. Aí estará resolvida a questão ética. Não sei porque os vereadores já não mudaram a lei.

TRÊS

Quanto as eleições propriamente ditas que haverá neste ano, dizem que haverá três candidatos para prefeito. Ainda acho que não passará de dois. Até poderá haver 3. No entanto, a disputa será mesmo entre dois deles, que polarizarão as eleições. Em 2012 a disputa foi entre três candidatos, quando venceu Arnaldo. Milton Mayer e Edio Vogel perderam naquela oportunidade. Na eleição seguinte deu Maria e depois Martin. O quadro começa a se desenhar até partir deste mês de março.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário