Panela de Pressão
Panela de Pressão: é impressionante o que a tecnologia não faz
Lembram-se das lâmpadas fluorescentes, que tinham um metro de comprimento e não iluminavam nada. Depois vieram as lâmpadas de mercúrio, que melhoraram um pouco. Agora as lâmpadas de LED, que transformam a noite em dia. A gente até leva um susto com a claridade que estas luminárias proporcionam. A Prefeitura vai instalar mais um lote nos próximos dias.
SOCIEDADE CONCÓRDIA
Só para lembrar. Não podemos deixar cair a peteca com relação a Sociedade Concórdia. Aquele patrimônio precisa ser assumido pela comunidade de Ivoti. Fiquei sabendo agora que a tradicionalíssima Sociedade Orpheu de São Leopoldo, a mais antiga do Estado e que tem 150 anos, está entregue as traças. As sociedades, quase todas, chegaram a este ponto porque os antigos que se interessavam morrem e os novos não querem mais saber de nada. Aí reduzem-se os associados, ninguém quer assumir a presidência e as sociedades morrem aos poucos. Precisa mudar o modelo, precisa haver um outro tipo de gestão, com a comunidade toda se envolvendo. A Sociedade Concórdia pode ter 1001 utilidades. São vários hectares de terra e o espaço grande com canchas de bolão, pista de dança, etc. Vamos arregaçar as mangas e resgatar aquele patrimônio de Ivoti. A começar por um contador bom que consiga fazer a Sociedade nascer de novo. Ela hoje não existe mais porque alguém deu baixa do CNPJ. Ficou o patrimônio lá, mas que não tem dono. Até isto aconteceu.
NÚCLEO
O Núcleo de Casas de Enxaimel da Feitoria Nova vai receber mais banheiros femininos. Na última Feira do Mel e na Feira das Flores, quando o afluxo de público feminino é maior, chegava a ter 10 metros de fila. Isto não tem cabimento. Pois bem, este problema vai ser resolvido ou ao menos minorado com a construção de mais banheiros. Outro problema que aquele extraordinário cenário oferece é a passagem de veículos durante as feiras nos domingos. Muita gente acorre para aquele local nos domingos, mesmo quando tem somente alguns feirantes lá. As pessoas vão lá para tomar um chimarrão e respirar aquele ar puro. E no trecho não podem passar veículos. O problema é fácil de resolver. Basta pavimentar uns 600 metros se tanto da estradinha que passa no meio do estacionamento que tudo estará resolvido. O asfalto está encomendado. Faltam ainda alguns problemas burocráticos para a obra sair. Na China os caras levam três meses para construir uma ponte de 500 metros e 10 dias para construir um hospital como agora durante a epidemia do coronavírus, e aqui levamos meses para pavimentar um trecho de 600 metros de estrada. Como está não dá para fechar o Núcleo ao tráfego de veículos. Tem a cascata, tem a Weber Haus que recebe muitos turistas todos os dias e principalmente no domingo. Mas tem que ter ao menos um desvio praticamente perfeito que dê passagem aos veículos e principalmente pavimentado, já que do outro lado tem asfalto. Mais um pouquinho e já vai sair.