Panela de Pressão
Panela de pressão: Kerb, expectativa, obras e saneamento
Raul Petry – [email protected]
KERB
Não fosse a pandemia e na semana que vem teríamos kerb em Ivoti. E como estava embalado do melhor de todos os tempos que foi no ano passado, este ano faríamos todo o esforço para superá-lo de novo. Esta seria o círculo virtuoso do evento. Depois que embala vai embora. Assim é com tudo. Por enquanto ele foi transferido para o mês de abril, a data limite. Se não sair em abril, não sai mais este ano. Boa sacada da administração municipal transferi-lo para o mês de abril.
EXPECTATIVA
No fim de semana teve atividades no Núcleo com a realização da Feira Colonial no domingo e com a presença de público razoável. É que neste período de pandemia ainda presente entre nós, tudo funciona, mas não de forma total, principalmente no que tange ao turismo. As pessoas não sabem o que podem e o que não podem. O uso de máscara é obrigatório. No entanto, poucos usam na rua. Eles só botam na máscara no momento em que entram num estabelecimento comercial, onde o uso é obrigatório.
PLANO
O prefeito Martin se reuniu na semana passada com o secretariado, que teve duas mudanças. Saiu Alcido Ratzinger da Administração e entrou Marcelo Frohlich, o atual vice-prefeito. E saiu Beto Schneider, das Obras e entrou Eduardo Bays. O restante dos secretários continuam os mesmos. São, ao total, sete secretarias. Um número razoável, nem demais nem de menos. Sete secretarias é um número bom para um município do tamanho de Ivoti. O município já tinha mais. Atualmente tem Administração, Fazenda, Saúde, Educação, Obras, Saneamento e Meio Ambiente e Desenvolvimento.
ANÁLISE
A Secretaria de Obras é necessária, pois não tem Prefeitura sem obras e serviços públicos. No entanto, a gente se acostumou a chamá-la de Obras nos tempos antigos quando o município ainda fazia obras. Continua prestando serviços, mas obras é cada vez menos. E quando tem obras para fazer são contratados serviços de terceiros. Não há mais dinheiro para obras, porque ele é consumido todo ele em outras prestações de serviços. Comparem os gastos hoje com educação e saúde com 30 anos atrás. Não tem a mínima comparação. O que antes era destinado para a Secretaria de Obras, hoje é canalizado para a educação, que deve consumir em torno de 30 a 35% do orçamento total da Prefeitura. E isto que o aumento da arrecadação é uma grandeza e proporcionalmente 100% maior do que há 20 anos.
SANEAMENTO
Outra Secretaria se chama Saneamento e Meio Ambiente. Deixemos por Meio Ambiente apenas, porque saneamento em Ivoti não existe. A Secretaria do Meio Ambiente é a menina dos olhos por uma questão social e até mesmo um modismo. O sujeito mata uma pessoa não vai preso. Mas se ele maltratar um animal de estimação vai para a cadeia. Seria uma boa dar uma olhada na Secretaria do Saneamento e fazer saneamento de verdade e não apenas no nome. Será que Ivoti tem 5% dos domicílios atendidos com saneamento básico? Amanhã continuaremos.