Panela de Pressão

Saldo de empregos: o otimismo e o realismo

06/10/2020 - 00h01min

Os mais recentes números do mercado de trabalho, relativos ao mês de agosto, trouxeram um dado de otimismo e outro de realismo. Vamos ao dado otimista. Foi outro mês em que as empresas de Ivoti criaram mais vagas do que fecharam. E são vagas formais, com carteira assinada, vale sempre ressaltar. Fica cada vez mais claro que abril foi mesmo o pior mês na crise provocada pela pandemia. Depois disso, pode-se quase falar em recuperação em “V”. E aí chegamos ao aspecto realista: o segundo braço deste V ainda vai ter que subir bastante para compensar a profundidade que se chegou em em abril. O saldo positivo do município em agosto (+38) ainda está longe de fazer frente ao acumulado do ano (-447).

CENÁRIO REGIONAL
Outro ponto positivo que vale ser destacado diz respeito ao cenário regional. Alguns dos municípios vizinhos de Ivoti também tiveram números positivos no mercado de trabalho em agosto: Dois Irmãos (+189), Estância Velha (+63), Lindolfo Collor (+67) e Picada Café (+131). Em poucas regiões do Estado os municípios têm as suas economias tão interligadas como na nossa. Então é muito bom que os números do mercado de trabalho estejam reagindo em mais municípios do entorno. E as notícias que o Diário vem trazendo confirmam isso. Na capa de sexta-feira, o jornal destacou que a Usaflex, em Dois Irmãos, não demitiu ninguém desde agosto. No Diário de ontem, a notícia de que o Wirth reabrirá a fábrica na localidade do Walachai. Dias atrás também vi um anúncio do Frigorífico Boa Vista, no interior de Santa Maria do Herval, buscando 20 funcionários para início imediato. Eu acredito que os números continuarão melhorando nos próximos meses.

FALANDO EM REGIÃO
Dois políticos muito tradicionais da nossa região estiveram reunidos na sexta-feira, dia 2. São eles a ex-prefeita de Ivoti, Maria de Lourdes Bauermann, e o ex-prefeito de Picada Café e Nova Petrópolis, Lui Schenkel. Os dois estiveram juntos em Nova Petrópolis, onde aconteceu a filiação de Lui ao Republicanos, partido ao qual Maria também se filiou recentemente. Portanto agora o Republicanos conta com Maria de Lourdes e Lui em suas fileiras na região. São dois nomes de peso para o partido. Menos pela possibilidade de se candidatarem em eleições futuras. Mas mais pela capacidade de mobilização que possuem, graças à imensa experiência política de ambos.

PASSARELA NO FEITORIA
A construção de uma passagem de pedestres por cima do Arroio Feitoria, ligando o Núcleo de Casas Enxaimel à região do campo do Medtler, está novamente em pauta. Mais do que isso, já tem licitação em andamento. Este é um projeto antigo e os leitores irão lembrar que na gestão do prefeito Arnaldo Kney (2013-2016) houve uma tentativa semelhante. O problema é que a estrutura modesta então construída ficou realçada negativamente pela ausência de outras obras no município. E, para piorar, a pinguela, como ficou conhecida, foi derrubada pelas águas do Feitoria na primeira enchente. Agora fala-se em uma passarela, o que dá a entender que será uma estrutura bem mais reforçada. Tomara. A experiência recente ainda está bem fresca na memória de todo mundo.

Francis Jonas Limberger, colunista interino
limberger@hotmail.com

Sair da versão mobile