Colunistas destaque
Pela abstenção gigante, que tal refazer as eleições em alguns locais do Brasil?
Por
Mauri Marcelo Toni Dandel
ABSTENÇÃO GANHOU!
Você achou que a abstenção tinha sido grande em Dois Irmãos? Se você não sabe, “abstenção” é o total de eleitor que não comparece para votar. Tem cada coisa neste Brasil…
PIADA
– O Brasil parece o país da piada! Não tem como pensar diferente. Olha esta: como é que uma eleição tem só dois candidatos e um deles fica em 3º? Pela lógica, isso não existe!
– Mas em São Paulo, no 2º turno, tinha Covas e Boulos, mas Boulos do PSOL ficou em 3º lugar.
– E em Porto Alegre, a mesma coisa: na eleição entre dois, a Manuela ficou em 3º. Pode isso, Arnaldo!
– No Rio, entre dois candidatos, o vencedor é o candidato que não estava no páreo. Sabe por quê? O prefeito eleito fez menos votos que a abstenção, é mole?
– Mesmo caso ocorreu em Goiânia: foram 357 mil votos de abstenção e o prefeito vencedor fez menos: 277 mil votos.
– Aliás, tem algo mais curioso ainda. Se é que pode ter algo mais curioso que isso: o prefeito ganhou e não sabia! Duvida?
– É o que aconteceu em Goiânia. O prefeito Maguito Vilela foi eleito, mas não sabia. Ele está intubado desde antes do 1º turno. Foi para o 2º turno e nem ficou sabendo, agora foi eleito. E continuava sem saber. Foi avisado apenas ontem de manhã.
– E muita gente achando curioso que o nosso presidente Bolsonaro foi eleito presidente sem sair de casa. Em Goiás, foi diferente, o cara estava em coma!
– O Brasil é ou não uma piada? Pior que isso só pesquisa do Ibope dando vitória antecipada justamente de quem perdeu (com amplo apoio da grande imprensa)!
SABE QUEM GANHOU NO RIO?
– E nós aqui achando que nossa abstenção tinha sido alta. Ledo engano. Aqui foi de quase 20%. Dos 24.308 eleitores, 4.764 não foi votar, ou seja, 19,6%.
– No Rio a abstenção foi foi de 35%. Se todos que não foram votar no Rio votassem em um único candidato, este seria eleito prefeito! É mole?
– O ex-prefeito Paes fez 1,6 milhão de votos, o atual prefeito Crivella fez 913 mil. Sabe quantos não foram votar? 1,7 milhão! E no 1º turno, com 14 candidatos a prefeito, a abstenção foi de 1,5 milhão!
– Será que o povo do Rio não deu seu recado? E qual é? Entre o ex e o atual prefeito, não queria nenhum!
– Aí a mídia vai lá e divulga assim: “Resultado no Rio, Eduardo Paes eleito com 64% e Crivella perdeu com 36%”. E o povo se ilude.
– Na verdade, eles dão o percentual em “votos válidos”. Se o percentual fosse de todos os votos, o resultado seria: Abstenção eleita com 35%; em 2º ficou Paes com 33% e em 3º, o bispo com 19%. Isso que nem contamos os brancos e nulos, que deu mais de meio milhão!
– Falando sério: não seria o caso de anular a eleição, desclassificar os dois e fazer uma nova eleição com novos nomes, já que o povo mostrou que não queria nenhum?
– Este não seria (mais) um bom motivo para uma revisão nas leis e de termos uma nova constituição?
– A mensagem positiva do dia: “Você pode ter tudo que quiser se incentivar as pessoas a terem o que elas querem”.