Colunistas destaque

Porque precisamos elogiar os candidatos a vereador em Dois Irmãos. Não os 70, mas pelo menos, 35 deles

05/11/2020 - 08h23min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

DO LEITOR

“A coluna de hoje dobrou nossa angústia como candidatos”.

FRASE

A frase acima é de um leitor, candidato a vereador, cotado para ser eleito. Ele falou isso sobre a coluna de ontem. Realmente não deve ser fácil entrar em uma campanha. São 70 candidatos. E aí a Começo de ontem foi lá e escreveu que sempre haverá surpresas, alguns tidos como eleitos cairão do cavalo, outros que ninguém dava nada vão surpreender nas urnas…

SOLA

O objetivo não foi atirar o chapéu para o alto. Não. Apenas dizer que a campanha não pode parar. O eleitor precisa conhecer tuas propostas, tuas bandeiras. Os bons candidatos não podem parar porque o bem tem que triunfar. E temos 70 candidatos. Dos quais, é óbvio que metade nem está no páreo para se eleger, porque sequer faz campanha. Se lançaram candidatos por qualquer motivo que não interessa aqui na coluna. Mesmo assim, restam 35 e estes 35 estão lutando por nove vagas.

TESTA

Não deve ser fácil gastar sola de sapato aí, ver postagens no Facebook, pensar que alguns vão se eleger sem suar a testa panfleteando por aí. Não deve ser fácil caminhar sem saber de antemão a reação das pessoas na rua. Por isso, acredito que temos que elogiar quem bota ‘a cara a tapa’ em uma campanha. De verdade!

COLUNA DOS PARABÉNS

-Por este motivo, quero elogiar os candidatos. Não vou ficar aqui falando o óbvio, com conversinha bonita para afagar o ego. Ou dizer que ser candidato é “um desafio” (os políticos antigos adoram esta palavra!), tudo é um desafio para eles.

– Quero apenas dizer: parabéns pela habilidade e destreza. Aí você pergunta: mas só isso?

– Os dicionários Aurélio ou o Houaiss têm definições não tão apropriadas, digamos, para estas palavras. Mas, para mim, o cara que encara uma campanha, com propostas e projetos, ainda mais no tempo atual, de diversidade na rua e idéias tão díspares (até eleição dos EUA vira discussão de boteco aqui), precisa de jogo de cintura, retidão, coragem, astúcia, capacidade, enfim, saber como caminhar. É óbvio que nem todos são assim. É óbvio que há candidatos e candidatos!

– Então, elogio aos que trilham o bom caminho e que querem, de verdade, fazer algo grandioso para o nosso município, para a nossa própria geração e para as vindouras. Parabéns!

– Temos uma leitora aqui de Dois Irmãos (mais “precisamente ali do interior”) que foi passear nos EUA e acabou ficando por lá engajada na campanha política. Que privilégio estar lá nesta época. Certamente está vivendo a história, vivendo hoje o que vai ser contado nos livros de história amanhã.

– Antes que alguém pergunte para quem esta leitora está fazendo campanha, a gente não vai dizer.

– Por falar nisso, se o eleitorado de Dois Irmãos pudesse votar, quem venceria aqui: Trump ou Biden? Eu acho que seria de lavada para o … Melhor deixar quieto!

– Para finalizar, como recado aos eleitores (que dizem não gostar de política), eis nossa mensagem positiva do dia: “Faça o que você não quer fazer ou o que julga que não é capaz de fazer e tudo o que você não quer fazer vai se tornar melhor”, Ícaro de Carvalho, escritor e educador. Sim, eu sei, é complexa. Não há problema, volte e releia, tome fôlego e ‘releia de novo’.

 

Sair da versão mobile