Colunistas destaque

Professores “youtubers” e pais que não ajudam filhos no “dever de casa”: para debater em Dois Irmãos

08/07/2020 - 07h20min

Atualizada em 08/07/2020 - 07h21min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

 

SERÁ MESMO?

Muitos estão reclamando da forma como a educação está sendo conduzida durante a pandemia. Na verdade, como em qualquer setor, está todo mundo no escuro, tateando para encontrar uma luz. E no setor da educação, não é diferente.

É claro que a culpa é do Estado, é dos políticos lá de cima, que não se prepararam para uma época desta. Empilharam gastos desnecessários com a educação e não pensaram no futuro, em aula a distância. Há duas décadas, era moda as escolas terem uma TV e um vídeo cassete para mostrar filmes e documentários. Ok, e daí, o que mudou de lá para cá?

Enfim, voltando ao assunto, pois o registro que queremos fazer não é este. O que queremos é pedir paciência. Vamos ter calma, que isso vai passar, mesmo que o ano letivo seja perdido. Fazer o quê!? Então, apenas um recadinho, um pedido…

PROFESSORES

Gente, vamos colocar a mão na consciência.  Nem todo professor é ‘youtuber’ que desempenha sua função com maestria e pode dar uma aula maravilhosa ‘on line’. Já se deram conta disso?

PAIS

E os pais, por sua vez, não são professores, muitos não têm condições de ajudar os filhos nas atividades escolares. É claro que há o desinteresse de alguns, que preferem olhar a novela. Mas, por outro lado, talvez alguns educadores exageram na quantidade de conteúdo para os alunos ou na falta de apoio para tal.

MÁGICA

Então, não há fórmula mágica para resolver isso. Agora, em plena pandemia, o jeito é apenas apagar incêndio. Apenas isso! Ou seja, remediar até que tudo passe.

Então, vamos nos respeitar, vamos entender o outro, vamos ter empatia, pois é claro que há pais que preferem ficar no Instagram do que ajudar o filho, enquanto há professores que se sentem incomodados em lecionar deste jeito!

Enfim, o recadinho era este. E, aliás, nem falamos do aluno, do estudante, que é o personagem central neste assunto. Ou, pelo menos, deveria ser. Mas, propositalmente, o deixamos de fora!

COLUNA DOS PARABÉNS

– Parabéns a Hunsrück, a Fornalha e todos que pregam o “compre e consuma no comércio local”. Muito bom! Aliás, para quem defende o assunto, temos uma coluna/crônica publicada em 2019 e outra em abril sobre isso. Vale a pena ler.

– Está buscando uma luminária ou lustre personalizado em cobre? Quem gosta de decoração ou trabalha no ramo, olha esta dica: consulte no “Insta” o perfil “Tudo de Cobre” e fale com o Flávio. Sensacional!

– Se você faz algo diferente e gostaria de divulgar, dá um toque pra  gente.

– Parabéns para o Júnior Oliveira, que criou um grupo no Whats e vem trabalhando na internet o assunto “Gestão para resultados”. Conheci o Junior atuando à frente do marketing da Metalúrgica Reuter, criador daqueles anúncios sensacionais.

– A mensagem positiva do dia é uma “chapoletada” em quem gosta de falar “frasezinhas de efeito”, sem refletir na eficácia delas: “Crise é oportunidade, na crise, crie. Não! Está errado! Crise é, na verdade, um perigo ou uma oportunidade. É perigo para quem não enxergar a oportunidade”.

 

Sair da versão mobile