Colunistas destaque
Quatro dias de problemas em Dois Irmãos por conta da troca de postes. Assim não dá…
Por
Mauri Marcelo Toni Dandel
ELOGIO?
Trocar postes em pelo final de semana de pagamento no Centro da cidade é dose! Aí não dá! Este foi meu primeiro pensamento na quinta passada. Mas, na sexta-feira, em duas linhas, elogiei a RGE. Elogio feito cedo demais…
Mas aí na sexta a tarde levei chumbo. E dou razão para os comerciantes que vieram reclamar. Onde está o x da questão? Sexta era dia de pagamento. Imagine uma loja aberta, sem luz e sem internet. Aí o cara sai da fábrica e vem pagar o crediário e cadê a internet para passar o cartão?
PANDEMÔNIO
Mas o problema é que o problema não terminou sexta. Imagina o pandemônio. Em pleno fim de semana de pagamento, ficar sem luz, sem internet e ainda abrir a loja no sábado e ter um monte de calçada estourada na sua porta, cheio de terra… Aí o telefone do secretário de Obras não pára! Se tivessem avisado antes, a Prefeitura já poderia colocar uma equipe para limpar a sujeira…
SEGUNDA
E não foi só no sábado. Na segunda, quase todo mundo aqui da São Miguel estava sem internet. Resumindo: para trocar postes, a RGE tomou o cuidado apenas com os seus fios. É claro que a RGE não tem culpa pela gambiarra de algumas empresas de internet, mas mesmo empresas que colocam seus fios direitinho também deixaram seus clientes sem internet e tiveram que religar tudo.
PEDIDO
Então, em vez de apontar o dedo na cara de RGE e ficar reproduzindo as conspirações contra americanos e chineses (quem manda, afinal, na CPFL?) prefiro fazer três perguntas:
-
Nos próximos desligamentos, dá para avisar antecipado?
-
Dá para programar em uma segunda ou terça de tarde, quando o movimento no comércio é menor? E pode ser fora do vale ou pagamento?
-
Dá para avisar as empresas de internet, os clientes da RGE e talvez a Prefeitura antes?
A AES Sul anunciava os desligamentos em uma rádio de NH. A RGE deve fazer igual. Porque não anunciar aqui na imprensa da cidade? Aí você deve estar pensando: “Ah, ele quer anúncios da RGE no Diário”. Não, a RGE será bem vinda em qualquer caso (se fizer anúncio ajuda a pagar a conta de luz e o leite das crianças) mas não gastar nenhum tostão, afinal, isso é notícia, não é propaganda. Ah, dá muito trabalho! Então, comunique à Prefeitura, que ela faz a divulgação. E não é exagero, isso acontece toda semana. Dias atrás foi na 25 de Julho, pergunte aos moradores. Aqui é o comércio que perde grana, no interior aves morrem em aviários e muitos agricultores perdem quilos e quilos de carne do freezer, afora os demais transtornos da falta de luz.
É apenas questão de bom senso! Podemos contar contigo equipe RGE? Vamos fazer esta parceria?
Ontem indagamos, via Whats, se a Prefeitura e Câmara vão fazer algo. Inclusive, segerimos (caso não tenham feito) que se faça um registro na AGERGS, pra RGE se explicar. Ou não adianta? No meio da tarde, o prefeito Jerri contou que está em contato com o comando da RGE e aguarda um posicionamento antes de tomar providências quanto ao fato.
– O assunto da RGE encerra aqui, mas…
– A mensagem positiva do dia: “onde tem desculpas, tudo é impossível; onde há vontade, há um jeito”, é mais ou menos isso que escreveu Hernane Ferreira, do The News.