Colunistas destaque

Saiba onde nasceram os antigos prefeitos de Dois Irmãos

18/01/2021 - 07h45min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

DE DOIS IRMÃOS

Na campanha eleitoral de novembro teve um candidato a prefeito dizendo ser o único que nasceu em Dois Irmãos. Era verdade! Os outros quatro eram de Miraguaí, Palmitinho, SC e São Léo.

Na verdade, há muito Dois Irmãos não elege alguém nascido aqui como prefeito. Jerri nasceu em Palmitinho e veio há muitos anos para cá. Antes dele, Tânia era de Novo Hamburgo, Miguel de Santa Cruz e Juarez de Salvador do Sul. Renato foi o último prefeito nascido em Dois Irmãos. E aí chegamos ao ponto que queremos comentar aqui…

MAS ANTES, ANTES…

Antes de entrarmos no assunto, é importante dizer que estamos contando esta parte da nossa história apenas como curiosidade. Do contrário, vai aparecer alguém dizer que estamos promovendo a xonofobia. Acredite! Sabe como é, hoje em dia… Tempos sombrios!

Enfim, voltando ao assunto. Fizemos esta introdução para dizer que o primeiro prefeito, lá em 1959, era nascido no Teewald. Justino nasceu lá, veio morar aqui e daqui virou prefeito. E não só ele, mas o segundo prefeito era morador do Herval quando foi eleito prefeito aqui. O Walter Fleck. E também o terceiro prefeito, Léo Klauck, foi eleito enquanto morava em São José do Herval.

Porque estamos citando isso? Apenas para relembrar este fato curioso e histórico da importância que nosso interior na época, com seus distritos. E, principalmente, para perguntar: seria possível hoje, se não tivessem ocorridas as emancipações, termos alguém de Herval ou Morro disputando a eleição para prefeito aqui?

Aliás, Felippe Seger Sobrinho foi vice-prefeito e era da Walachai, Arnildo Mallmann se criou no Morro e assim por diante. Enfim, nossa história é apaixonante.

Por falar nisso, engana-se quem pensa que a eleição deste ano foi a mais tarde de todas. Eleição em 15 de novembro, pois em geral era sempre em outubro. A primeira eleição do recém emancipado município de Dois Irmãos foi em 20 de dezembro de 1959. E mais: 11 dias depois, Justino e Walter Fleck foram empossados e já assumiram no dia 1º. Isso está no livro do próprio primeiro prefeito, Justino.

Aliás, que eleição deve ter sido aquela, senhores e senhoras: Justino x Albano Kuhn x João Klauck. Outra curiosidade é que o vice-prefeito de uma eleição se elegia vice na eleição seguinte, tal qual Jerri se elegeu após ser vice de Tânia. Mas estes dois assuntos ficam para uma próxima…

PICANTES

– Está em debate a instalação de estacionamento rotativo nas ruas do Centro.

– Como está enraizado o costume do ‘cacetinho com frios’ no fim do dia. Impressionante as filas…

– Quer dizer que podemos ter um Sine em Dois Irmãos?

– Recebemos duas fotos históricas do 11 Amigos do Vale Direito. Aguarde!

– A Rússia criou uma lei que permite que ex-presidentes se tornem senadores vitalícios e que eles e suas famílias nunca sejam processados por crimes que tenham cometido. Ou seja, se o cara ser um presidente ladrão, jamais será preso! Imagina se a moda pega!

– A mensagem positiva do dia, do Osho: “Não tente achar um atalho, porque não há atalhos. O mundo é uma luta, é árduo, é uma tarefa penosa, mas é assim que a pessoa chega ao pico”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário