Colunistas destaque

Tânia em NH, Renato em Nova Hartz, Afonso no Morro, quem mais daqui foi secretário em outro município?

08/02/2021 - 16h13min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

CARGOS

Muito se falou da prefeita Tânia quando ela assumiria a Fundação de Saúde em NH. Isso não é uma novidade na política. No passado, Afonso tornou-se secretário em Morro Reuter e em Lindolfo, Maria Elena foi secretária em Ivoti, a prefeita Carla foi secretária na Picada, Guido Giehl e Tarcísio, ex-secretários no Morro e aqui foram secretários em Estância. Uma ex-secretária de Saúde do Morro foi secretária em Campo Bom e por aí vai.

NÃO QUER CALAR

Então, pergunto: algum secretário ou vereador daqui assumiu cargo em algum município vizinho neste mandato?

NOVA HARTZ

Aliás, vamos mais longe no tempo e aqui está mais uma pílula da nossa história, que, talvez, não esteja nos livros. Quando deixou de ser prefeito em Dois Irmãos, no fim dos anos 90, Renato Dexheimer foi secretário de Obras em Nova Hartz. O prefeito de lá era o Edson (PMDB) e ser secretário de Obras era o chão do Renato. Até porque foi assim que, de vice-prefeito virou secretário de Obras do prefeito Mallmann e dali foi alçado a prefeito. Renato voltou a ser secretário de Obras do Juarez em 2001, alçado a prefeito em 2004 de novo. Pra fechar o assunto, amanhã falaremos sobre o motivo destas pílulas da história…

RÚSSIA

Ainda repercute o nosso artigo sobre “Brasil, uma Grande Cuba”. Naquele texto, faltou dizer que até para a gente provar que fala a verdade a gente precisa pagar. Até pra provar que somos nós mesmos, a gente precisa pagar. Sabe por quê? Porque se vendemos algo que quisermos “dar fé” em algo, temos que “registrar em cartório” que nos cobra a cada assinatura. Ou seja, é um comunismo disfarçado onde o governo é dono de tudo e só nos cobra pagamentos anuais para deixar usufruir e ter o imóvel ou carro no nome nosso. Ou melhor, o governo nos cobra até para que a gente possa honrar nossa palavra. De certa forma, o governo brasileiro inventou um “imposto” até para substituir o “bom e velho fio do bigode”.

CURTAS

– Quem aí começou cheio de gás nesta segunda-feira? Você? Eu não, mas o botijão de gás, sim. Ao custo de R$ 70.

– Na quinta passada publicamos duas linhas que alguém tinha encontrado os exames da Eva Glassmann, perdidos na rua. E não é que alguém leu e avisou-a? Obrigado a quem intermediou!

– Por falar em Renato, uma nova placa indicando a Rota Romântica foi colocada na BR-116 ali no Rincão, indicando Gramado por aqui e não somente por Taquara e Igrejinha. A última placa, que estava lá, toda torta, tinha mais de 15 anos e só estava lá por conta da interferência do então prefeito Renato.

– Hoje tem a 2ª sessão da Câmara de Vereadores. Bom trabalho aos vereadores!

– 241 candidatos enviaram currículo para a vaga de secretário da Saúde. Mais disputado que vaga para vestibular nos “bons tempos”.

– O que o pai da sogra do marido da sua irmã é teu? A resposta da charadinha é: avô.

– A mensagem positiva do dia é do livro de Mateus, 7,7 (cap.7, vers. 7), olha que preciosidade, tem que decorar, não tem nada mais poderoso na Bíblia: “Pedi, e vos será dado; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca encontra; e a quem bate, se lhe abrirá”. E se você não captou a mensagem, segue: “quem de vocês, por acaso, vai dar uma pedra se o filho pede um pão, ou vai dar uma cobra se ele pedir um peixe? Assim como você dá bons presentes aos teus filhos, imagina o nosso Pai que está no Céu o que não dará aos seus filhos!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário