Colunistas destaque

Você sabia que havia uma escola “Brizoleta” no Vale Direito?

11/11/2020 - 07h33min

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

GOLPE

Ontem falamos dos golpes e o nosso leitor Paulo Schaumloeffel – o pai do Evérton, nosso ‘ex-secretário’ de Turismo – sugeriu que os idosos não pudessem sacar grandes quantias em dinheiro vivo no caixa eletrônico. Aí não estariam suscetíveis a golpistas. Se o vovô ou vovó chegar no caixa no banco, é óbvio que a moça ou o rapaz do banco, como é um atendimento humanizado, vai perceber se tem um golpe em andamento. Está aí uma forma de evitar mais vítimas e mais golpes. Boa!

SAIR DE GRAÇA

E já que falamos, ontem, em “sair de graça” a assinatura para quem paga o jornal e não cai mais em golpe, um colega apontou um negócio interessante. Este caso é o mesmo caso para os “santinhos” da eleição. Tem candidato que achou caro gastar 200 ou 300 reais para colocar um santinho no jornal. Para um deles, de Morro Reuter, perguntei: “por 200 reais você iria levar teu santinho lá da Linha Quatro Cantos (na divisa com Picada Café) até a Fazenda (divisa com Nova Hartz)?  Você entregaria um panfleto em todo o município por este valor, em uma única noite, sem contar ainda o custo da gráfica.” Nem preciso te dizer como terminou a história. O mesmo caso vale para candidatos daqui. Imagina você panfletear as casas de todos os bairros em uma noite! Duvido. Mas o jornal faz (quase) isso! E às vezes, o candidato não dá bola e acaba não se elegendo por 4 ou 5 votos.

ELEIÇÃO PARALELA

Além da eleição para prefeito e a eleição para vereador, uma curiosidade vai ser, no final da noite de domingo, sabermos qual candidato a prefeito fez mais votos a vereador. Ué, como assim, você deve estar se perguntando. Simples, estou curioso para saber quais candidatos a prefeito farão mais votos do que somados, os seus candidatos a vereador. Amanhã falaremos mais!

NOSSA HISTÓRIA

– Você sabe onde tinha uma capelinha com uma santinha no Vale Esquerdo? Estou buscando fotos e informações. A partir da semana que vem, se você souber de algo…

– Por falar nisso, você sabia que havia uma escola “Brizoleta” no Vale Direito? Se não me engano, o Geraldo Kolling tinha dito já.

Brizoleta que existia no Vale Direito, foto cedida pelo padre Paulo Wendling, foto esta que está no seu novo livro que é um primor

– A mensagem positiva do dia é uma frase que foi citada pelo padre Paulo Wendling: “Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer”, Molière, dramaturgo francês. Então, baita frase que direcionamos aos eleitores e candidatos nesta eleição. E também aos amigos que insisto para que escrevam seus livros sobre a história de Dois Irmãos, para que momentos importantes como os que nos relatam jamais se apaguem.

 

 

 

 

Sair da versão mobile