Coluna Dois Irmãos

Com a greve nas estradas, os políticos sumiram! Igual fizeram durante os protestos de junho de 2013

28/05/2018 - 11h00min

– Parece que todos os políticos (das altas esferas) sumiram. Com exceção dos políticos que estão no xilindró, estes, sim, toda hora aparecem nos telejornais. Você viu algum outro político (dos figurões, dos peixes grandes) dando sopa por aí na semana passada? A maioria desapareceu. Igual fizeram em junho de 2013, quando estouraram aqueles protestos que varreram o país.
– Na época, não se via pronunciamento da presidente Dilma, nem do governador Tarso, nem dos adversários, Aécio, FHC, Marina, Sartori, Rigotto, ninguém…
– No popular, a gauchada dos CTGs chamaria isso de “colocar o rabinho entre as pernas”.
– Naquela época, profetizamos aqui nesta coluna – assim como tantos outros também o fizeram – que o Brasil jamais seria o mesmo depois dos protestos. E, realmente, mudou muita coisa, afinal, depois disso nasceu a delação premiada, a Lava Jato engrenou e começou a derrubar os maiores ladrões. Outros ainda vão cair, se Deus quiser!
– E agora, como dantes, os figurões da política deram no pé. Na quinta, no blog, tínhamos escrito o seguinte: “Cadê o FHC, cadê o Aécio, cadê Marina, cadê a Dilma, cadê o Lula… Ops, ato falho, Lula está no xilindró! Mas, cadê o Temer? Cadê o Sartori, que subiu de 25% para 30% o ICMS dos combustíveis”. Na sexta, então, Temer apareceu, mas…

POR AQUI

– Mudando de assunto, vamos falar da nossa política local?
– Pensando em 2020, quem serão os candidatos por aqui? Jerri de um lado, PT de outro? Quem vem pelo PT? E se o Jerri não for, qual o plano B para MDB/PP?
– O PDT lançará um nome próprio de cabeça de chapa. E o PSB vai coligado ou se mantém na chapa?
– Fiquei sabendo que o PTB deve lançar candidato próprio, aliás, um nome conhecido e com anos de trabalho na Prefeitura. Sabe quem?
– Aliás, o PRB local tem uma emenda para a Saúde na cidade, ou seja, está no páreo.
– E o Partido Novo vai estar no páreo em 2020 ou não? O Novo terá reunião nesta terça, no auditório da Herval. Marcel estava aqui conversando com a gente e contou que vai trazer para o evento o candidato ao Governo do Estado, Mateus Bandeira (que trabalhou com o Falconi, um dos maiores cérebros que já vi), e o presidente nacional do Novo, Moisés Jardim.
– Falando nisso, Miguel e Filipin vieram no Diário com o deputado Fontana, mas como a conversa foi rápida, esqueci de perguntar qual deles concorrerá a prefeito em 2020, se Miguel ou Filipin, ou se vem dobradinha dos dois.

MENSAGEM POSITIVA

Como estou entrando em férias, vamos deixar uma bela mensagem positiva do dia, que nos foi enviada, é um dos passos para o Caminhos da Iluminação (do Budismo): “Tenha compreensão; concentre-se em procurar entender as lições da vida, as outras pessoas, os animais, as situações e o mundo. Não critique, apenas compreenda”. Esta mensagem é sensacional – e tem também na Igreja Católica algo parecido – pois reforça que não se deve criticar, apenas tentar entender e respeitar. Nesta semana ocorreram dois casos, em dias diferentes, que pessoas vieram me dizer que fulano tem sorte para os negócios, que beltrano é rabudo, aparece cada barbada pra ele e coisas do tipo. Analisei os perfis das três pessoas – chamadas de sortudas – e encontrei, em comum, o mesmo hábito: nunca vi elas reclamarem de nada, nem da vida, nem de ninguém, e, principalmente, nunca as vi falando mal de alguém!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário