Coluna Dois Irmãos
Começo de conversa – 06/03/2023
Começo de Conversa
Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel
“DURCH DIE STRASSEN DER KOLONIE”
Dias 15 e 16 de abril tem a 20ª Caminhada Pelos Caminhos da Colônia, a “Durch die Strassen der Kolonie”. Gente do céu, isso já faz 20 anos? Lembro como se fosse hoje do início. A primeira caminhada aconteceu no dia em que inaugurou o Shopping Portal da Serra, no Travessão. Aliás, vou contar uma historinha no final que você vai dar risada! Desta vez, o percurso será para Três Coroas e vai ter um trajeto sensacional, margeando o rio Cadeia no Teewald, chegando na Sociedade União da Serra, onde temos leitores. A descida para Três Coroas é um percurso fora de série também!
20 ANOS
Lembro como se fosse hoje, quando nasceu esta caminhada, fui com o Girardi em Nova Renânia para uma janta com a diretoria a fim de pedir o ginásio da comunidade Menino Jesus de Praga para o pernoite. E tinha que arrumar algumas casas de moradores para o pessoal tomar banho. Esta caminhada foi até Gramado, fui até o Teewald e depois tinha que ir em um jogo no campo da Sociedade Herval.
LINHA NOVA
Também naquela época, fui com o Girardi para organizar o percurso até Feliz, com pernoite em Linha Nova. Ali, no trajeto que era de chão batido onde hoje tem as cervejarias Horizonte e a Qüera, encontramos um casal com uma carroça cheia de pasto para o gado. E tanto ali, com este casal, como naquela noite com a diretoria na Nova Renânia, quando a gente contava que estava sendo organizada uma caminhada, a surpresa das pessoas era: mas caminhada para quê? As pessoas não entendiam qual objetivo de 100 ou 200 pessoas saírem caminhando “a toa” por estradas de chão (naquela época). E hoje, 20 anos depois, o que mais o pessoal faz em finais de semana? Pra ti ver como o mundo muda…
JUNTO
Então, olha o pioneirismo de Dois Irmãos! E para quem está perguntando o porquê de eu ir junto naquela época, é porque era algo “tão estranho” (ou à frente do seu tempo?) que o Gira me convidava porque tanto na Renânia como em Linha Nova, ao falar o nome do Diário a gente estava em casa. Era o cartão de visitas, afinal, a gente entrava todas as manhãs nas casas das pessoas via jornal, inclusive o Girardi, toda semana com foto no jornal como o “rei do esporte”, com competições todo ‘findi’ de março a dezembro em Dois Irmãos! E outra: tinha que anunciar que teria caminhada para os moradores não levarem um susto ao ver uma multidão caminhando “a toa” nas estradas. Hoje, felizmente, é absolutamente normal!
MULHERES
– Por fim, antecipando homenagens às leitoras pelo Dia da Mulher, que será na quarta, a mensagem positiva do dia é da Madre Teresa de Calcutá: “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”. Ótima semana a todos!
– Aliás, parabéns à Secretaria de Desenvolvimento Social e Prefeitura pelo Bingo do Dia da Mulher realizado sexta e que reverteu recursos à Liga Feminina. Lembrando que dia 8 tem bate-bate para as mulheres no Sine e o Sindicato Rural levará as mulheres para o encontro regional em Tupandi, dia 8.