Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa – 09/01/2023
Começo de Conversa
Mauri Marcelo Toni Dandel
PAPAGAIADA
A Prefeitura estima em perder R$ 5 milhões por ano se essa papagaiada do Censo de 2022 ficar por isso. Dois Irmãos tinha, segundo IBGE em 2021, uma população de 33.547 e a Prefeitura já estimava que estivesse pelos 35 ou 36.000. Mas o Censo foi lá e cravou 30.551. Com a população menor dada pelo IBGE, perderemos dinheiro. Por isso, o prefeito interino Juarez nos contou que a Prefeitura já entrou na Justiça contra estes números!
PERDIDA
E, pior, em cima destes números, o IBGE ficará fazendo estimativa até 2030, ou seja, será uma “década perdida”. Aliás, quem sou eu pra dizer, mas quem anda pela cidade sabe que ela cresceu muito e apostaria que já passamos de 40 mil. Mas ainda dá tempo, se você não foi recenseado, ligue no 137 ou pra Prefeitura agora mesmo!
NÃO QUER CALAR
Muitos municípios “encolheram” pelo IBGE. Mas será que não é “mais um golpe do jeitinho brasileiro”? Se aqui “reduzimos”, será que cidades no Nordeste não “cresceram” bastante e vão levar ainda mais grana, já que o que conta em Brasília na hora de liberar dinheiro é número de habitantes, ou seja, eleitores?
Amanhã vou dar exemplos de cidades que “explodiram” em número de habitantes, ou seja, nem todo mundo encolheu…
CULPA DO BOLSONARO?
Com a papagaiada que foi o Censo, quem não é eleitor do Bolsonaro (como parte da imprensa), já colocou um culpado: o ex-presidente. “Então, tá”, então o Bolsonaro é culpado porque algumas pessoas fugiram dos recenseadores? Piada em cima de piada! Se o Censo for refeito esse ano vai ser o mesmo desastre e aí a culpa será do Lula?
LEVIANOS
-Não dá para ser leviano e culpar uma pessoa. Levianos poderiam culpar os recenseadores e seria injusto, porque eles não podem invadir as casas e arrancar as respostas à força! Mas é uma série de fatores que levaram a esse desastre, a começar pela situação atual do Brasil. Do jeito que as coisas estavam em 2022, não era ano para fazer Censo, me desculpem! Outro ponto é o medo de idosos em receber “estranhos”, o medo de golpes…
-E faltou gente para trabalhar no Censo e isso pode ser culpa do Bolsonaro! Ou seja, isso ocorreu devido a situação econômica da cidade que não falta emprego para quem quer trabalhar. Por outro lado, muitos que não querem trabalhar, não tiveram interesse em ficar caminhando no sol para recensear. E tem mais: muitos que trabalham fora, saem de madrugada e voltam a noite. Então, vão dizer que esse trabalhador é culpado agora?
-Ou seja, faltou recenseador, faltou interesse dos moradores, teve medo de golpes, época errada e por aí vai. É claro que há outros muitos motivos para isso. Mas o que não pode é a gente perder dinheiro.
-A mensagem positiva do dia será uma frase fantástica do Papa Bento XVI, mas a de hoje é da internet: “Tenha coragem e ousadia para perseguir seus sonhos”.