Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa – 25/01/2023
Começo de Conversa
Mauri Marcelo Toni Dandel
ONDA DE CALOR
Campo Bom é a cidade mais quente da região e esta fama é antiga. Mas olha que Dois Irmãos não fica muito longe, o calor não está para brincadeira.
Mas eu não reclamo do calor, até porque o calor é psicológico! Ou seja, se você ficar pensando que está quente, aí sim você vai sentir mais calor! Você não sabia? E se você pensar que está frio, mesmo estando calor… Então, mais para o final eu te ensino isso, eu entendo destes ‘paranauê’!
A CAMPO BOM DAQUI
-Mas será que Campo Bom faz jus a esta fama de cidade mais quente da região?
-Bah, olha que ali por perto do Rio dos Sinos em São Leopoldo ou na Scharlau dizem que o termômetro de carro marca 42 ou 44 graus “fácil fácil”!
– Será que Campo Bom leva a fama porque o termômetro está em algum ponto “estratégico” para isso? Aliás, estes termômetros de ruas e de praças, dependendo do lugar, marcam sempre 5 ou 6 graus a mais do que é, de fato. Talvez porque tem metal, lata, asfalto que esquente, sei lá…
PERDER OS BUTIÁS
– Mas, deixa Campo Bom para lá, não sei se você sabe, mas aqui pelos arredores, Dois Irmãos é chamada de ‘Campo Bom da micro-região’.
-Você vai no Morro, Picada, Ivoti, São José, Teewald, ‘Spechkoff’ e outros locais e o pessoal fala assim: “lá em Dois Irmãos vocês devem sofrer com ‘UM’ calor”. Pelo jeito, somos a Campo Bom para eles. Aliás, quem desce do Morro Reuter consegue sentir a diferença de temperatura ao chegar aqui. É de perder os butiás do bolso!
– Aliás, quem mora no Ilges e em São José raramente usa ar condicionado para dormir, pois não é necessário. Olha que diferença! E a gente fritando aqui!
PSICOLÓGICO
– Na coluna de ontem a gente comentou que o calor é psicológico e me ‘bombardearam’. Mas é verdade. Se você ficar pensando que está quente, aí vai sentir mais calor. Tudo está na mente. E, por outro lado, se você ficar pensando que está frio…
– Sim, se está um calor danado, mas você colocar na mente que está frio…
… não adianta, você vai sentir calor igual (pelo menos nesta época). Com um calor deste, não adianta! ‘Lamzam’, é só uma brincadeira…
– Mas, falando sério, eu não fico reclamando do frio ou do calor, porque “do mesmo” São Pedro não vai desligar o forno. E, de verdade, quanto mais a gente reclama, mais quente parece que é.
– Um pedreiro, um agricultor, alguém que está debaixo do sol todo santo dia, sim, está no direito de reclamar do ‘solão’ ou do calor.
– Mas tem gente vive no ar condicionado, liga o ar no carro, no trabalho, na sala, no quarto, só não tem no banheiro. E aí, sai 30 minutos para a rua e acha que vai morrer fritando. Aí é de perder os butiás! Mas está tudo certo, cada um reclama do que quiser! Feliz ou infelizmente, nossa cidade (e região) tem ‘clima extremo’: 2 graus negativos no inverno e 38 graus no verão (com sensação térmica de 45 graus!)
– A mensagem positiva do dia, do filósofo suíço, Rousseau: “A espécie de felicidade de que preciso não é tanto fazer o que quero, mas não fazer o que não quero”. Ótima segunda! Ou quarta, se para você é quarta!