Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de conversa – 27/03/2023

27/03/2023 - 06h00min

Atualizada em 27/03/2023 - 08h53min

Começo de conversa

Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

 

O QUE TE CHAMA A ATENÇÃO?
-Para sua semana não começar pesada, com notícia ruim ou encrencas para você já não começar indignado ou indignada, a Começo é sempre mais leve às segundas.
– Por conta da inauguração da revitalização do Belvedere na sexta-feira, veja esta foto antiga do local, com Dois Irmãos ao fundo. Olhe bem para a imagem, o que lhe chama a atenção?

 

Belvedere de antigamente, a pequena Dois Irmãos ao fundo e muita lavoura, com pouca floresta (Créditos: acervo Diário)

 

– Em primeiro lugar, os carros, não é? Um Fusca na frente e o carro de trás não sei se é um Vemaguete, Belcar, Fissore ou Caiçara. Alguém falou em Karmann Ghia, não é! Como se vê, meus conhecimentos de carros antigos não são dos melhores. Se alguém souber, por favor…
– Em segundo lugar, na paisagem tem mais mato ou mais descampado? Pois é, só se vê lavoura e alguns pedaços de mato. Ou seja, tinha menos “preservação ambiental” que hoje, que a população triplicou; mas hoje, se você cortar uma árvore…
– Outra coisa é que, à esquerda, você vê que o atual Centro era pouco maior que um povoado. E mais: a beleza do Belvedere, tinha até canteiro no meio da BR-116. Não sei em que ano ele foi retirado, mas parece que “andamos para trás”.

 

ANOS 1950
– Construído nos anos de 1950, quando a rodovia foi feita, depois de meio século, o Belvedere ganhou uma obra merecida para recuperar “o tempo perdido”; nossos parabéns à prefeita Carla, Sicredi e Dnit. E, como disse o prefeito Jerri na sexta, quando as famílias de bem usam um local, ele sempre será seguro. Então, que as famílias tomem conta daquele lugar para ninguém ter mais receio de parar lá!
– Por ironia do destino, recebi um vídeo do Jorge da Incopel, sobre a construção da rodovia entre Bento e Veranópolis (veja-o na Começo do site), compartilhado pelo Leandro Staudt, então, talvez, tenha sido uma reportagem de TV na época do preto e branco.
– No vídeo fala que àquela Ponte dos Arcos lá foi construída em 50. Então, lembrei que a Ponte Móvel do Guaíba foi feita nos anos 50 (considerada, na época, a maior obra de engenharia do país). E lembrei que as BRs 116 e 101 foram em 1950… Gente, estamos falando de 70 anos atrás, quando a maioria usava carroça e lavrava com bois. Aí me perguntei: se não fossem os milicos será que teríamos FreeWay hoje? Sim, a BR-101 foi construída nos anos 50 e pelo Exército, inclusive, não foi por “empreiteiras”.
– Ué, mas a coluna seria leve e agora está falando de política?
– Não, a política está na sua cabeça. Estou lembrando de obras fundamentais ao progresso do Estado e, que, por coincidência, foram feitas na mesma década. Já pensou o RS sem estas obras hoje? E se elas não tivessem sido feitas em 1950 (quando seu pai nem nascido era) será que teriam sido feitas nas últimas décadas? Enfim, ótimo dia e amanhã falaremos mais a respeito!
– A mensagem positiva de Abraham Lincoln: “Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar”, então, ótima segunda-feira!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.