Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa – 30/01/2023
Começo de Conversa
Mauri Marcelo Toni Dandel
VEREADORES
“Diz aí para o Mauri que ele esqueceu que tinha um vereador que era despachante de trânsito”, bem lembrado pelo Normélio Vier. Mas na verdade, não citamos todos, só foi dada uma pincelada no assunto. E, aliás, não achamos que iria dar tanta repercussão, em virtude disso, vamos fazer uma matéria futuramente, agradecendo o empenho de cada um, principalmente à Éllin, assessora da Câmara. Mas, é claro, não vai ter como colocar todos, pois a história é longa, muitos tiveram muitas profissões e alguns “não querem se expor”. Mas sobre o despachante Yannes (in memorian), ele estava lembrado na coluna, não pela profissão, mas como líder de clube e da evangélica.
PREFEITOS
Como o pessoal gostou, vamos falar sobre as profissões e funções dos que sentaram na cadeira de prefeito. Tivemos dois prefeitos identificados com o clube 7 de Setembro nos últimos anos, só um que morava em bairro (Travessão), os demais eram do Centro. Tivemos um prefeito que veio da sala de aula e uma prefeita que veio da saúde; agora o Jerri, que veio do setor calçadista (como outros dois) e que também foi bombeiro voluntário. Então, tivemos prefeita(o) ligada à enfermagem, ligado à escola, ao calçado e ao setor contábil.
POUCOS
Como se vê, muitas profissões ainda não sentaram na cadeira de prefeito. E isso ocorre porque, a exemplo do que ocorre pela região, tivemos poucos prefeitos. A maioria dos prefeitos(a) ficaram por dois mandatos, por isso, tivemos poucos. E isso não ocorre somente aqui, mas na região toda, é como se o mandato não durasse quatro, mas oito anos. Por exemplo, nos últimos 25 anos, só tivemos Renato, Juarez, Tânia, Miguel e Jerri de prefeitos. Todos com dois mandatos, menos o Miguel e o Jerri, que está no primeiro mandato.
MORRO E HERVAL
Ter prefeitos por oito anos é uma praxe costumeira na região. Ao contrário do Estado do RS que não reelegia governador, por aqui é comum. Você olha Ivoti, por exemplo, Maria e Arnaldo foram prefeitos 3 ou 4 mandatos cada. O mesmo em Lindolfo, com o Alceu. Dos filhos de Dois Irmãos, por exemplo, Morro Reuter fará 31 anos de emancipação e só teve 5 prefeitos(as): Sabá (2x), Wilson, Elaine, Adair (2x) e Carla (2x). Já o Teewald, emancipado em 1988, teve 5 prefeitos também: Derly, Ademir, Rodrigo Fritzen e Mara Stoffel, todos com dois mandatos e Dr. Juarez Brasiliense, com um mandato.
COLUNA DOS PARABÉNS
– Você sabia que teremos uma cancha de laço, um “sítio” que é verdadeiro paraíso para os tradicionalistas? E com pavimentação na porta? Amanhã a gente fala disso, por ora, parabéns!
-Parabéns aos que se formaram lá pelo curso de programação (TI) da Prefeitura, realizado no Imaculada.
– A mensagem positiva do dia: “A vida é curta para àqueles que esquecem o passado, negligenciam o presente e temem pelo futuro”, do Sêneca, filósofo. Ótima segunda!