Conecte-se conosco

Colunistas

Começo de Conversa – Mauri Marcelo ToniDandel

19/07/2022 - 18h56min

Coluna de Dois Irmãos – Começo de Conversa – Mauri Marcelo ToniDandel
MEGA SENA
-Estou pensando em pedir os números da Mega Sena para o Paulinho Gehrke. Oi? Como assim?
Sim, ele está se saindo um cara sortudo. Dizem que a sorte acompanha quem acorda cedo ou que a sorte acompanha quem semeia certo… ‘Lamzan’, a gente explica.
-Na eleição de 2012, Paulinho concorreu e ficou suplente. Aí o Elony assumiu uma secretaria e Paulinho assumiu a cadeira, se revezando com o Leonel. Literalmente, mesmo sendo suplente, foi vereador quase quatro anos. Na eleição seguinte, colheu os frutos do trabalho e foi um dos mais votados. Veja bem, semeou e colheu, “teve sorte”. Nesta última eleição, ficou na suplência, eis que…

TURNOVER
Antes de explicar, vamos voltar um pouco no tempo, ‘abrindo um parêntese’, a situação é: em um ano e meio de governo Jerri e Juarez, a secretaria da Saúde é a que mais têm trocado o titular. Tem secretarias em que o secretário é o mesmo não só no mandato todo, como é o mesmo há oito ou nove anos. Mas a Saúde continua com um “turnover grande”, o que ocorre desde que Miriam e Sabrina saíram da pasta lá em 2008.

SORTE GRANDE
-E, neste mandato, não foi diferente, já tivemos duas ou três secretárias diferentes, seja oficial ou internamente, inclusive o prefeito comandou até a seletiva que escolheu a primeira titular. Porém, nada que se iguale ao mandato do PT e PDT, onde o turnover foi bem maior. Em tempo, “turnover” é rotatividade de pessoas em um cargo!
-Então, fechando parênteses, Tavares se licenciou do cargo de vereador e o “sortudo” Paulinho Gehrke recebeu o convite. Ele era suplente e será vereador, se nada mudar, até final do mandato, ou seja, serão dois anos e meio. Em três eleições, ele se elegeu em uma e será vereador por três mandatos. Em resumo, o Paulinho “tem muita sorte”, por isso, vou pedir os números da Mega Sena para ele.

SORTE ACOMPANHA…
-É claro que isso é uma metáfora, uma crônica, afinal, diz o ditado que a sorte acompanha quem trabalha. E se ele “herdou” a cadeira, é porque concorreu e ficou na primeira suplência. Tem gente que não tem coragem de concorrer, mas quer ser vereador.
-Em segundo lugar, não precisa apenas ter voto, precisa da confiança do partido, do contrário, não adiantava o PP achar que o Tavares era o nome certo para a secretaria… Explico com outro exemplo: teve mandatos no passado, em um município da região, em que o prefeito nunca tirava férias para não deixar o cargo para o vice, que não era mais da sua confiança de deixar a prefeitura nem 15 dias para o vice.
– Por fim, nada impede da gente pedir os números da Mega, não? O que o Carlinhos Vier acha disso, dá para fazer um bolão?
-A mensagem positiva do dia: “Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho”, Coleman Cox, pensador britânico.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.