Comentários sobre a eleição para presidente da Câmara. Quem será?

Cinco dias é o que nos separa da sessão da Câmara mais importante do ano. Isso porque teremos a eleição do novo presidente da Câmara para 2020. Será uma longa noite?

TUDO PODE ACONTECER

A noite será longa, sim, porque temos mais um fator.

Não, não é a votação do orçamento para 2020, que já foi aprovado. E sem emendas, em pleno ano eleitoral! Milagre? Enfim, a previsão da Prefeitura é arrecadar R$ 117 milhões em 2020!

O outro fato é a sabatina ao secretário Nei Ferraz. O convite ou convocação dele abre a noite, que fechará com a escolha do novo presidente.

Filipin pediu para o secretário do Planejamento estar na Câmara para falar do prédio demolido na saúde e o presidente, Sérgio Fink, digamos, endossou, colocando junto a questão dos asfaltos.

NÃO QUER CALAR

Pergunta que não quer calar: a sabatina do Nei terá algum respingo na eleição para presidente da Câmara?
Qual o objetivo de levar o secretário na última sessão?
E, por falar em eleição, tem vereador que pretende votar em branco na eleição? Como um vereador quer ficar em cima do muro, se depois quer concorrer a prefeito em 2020?

MESA

Tudo pode acontecer na última sessão do ano. Desde 1999 frequentamos a Câmara e já vimos de tudo! Cada virada de mesa espetacular! Na região, ninguém faz igual! E engraçado é que muda o mandato, mudam os vereadores, mas alguns fatos sempre se repetem. O primeiro, é que a noite começa sem candidato. O segundo é que, se tem acordo, nunca está no papel. E, em terceiro, é que, “quando é pra acontecer, é pra acontecer mesmo”, pois alguém lança uma chapa despretensiosa e esta chapa vence, contra todos os prognósticos. Todos já saíram ganhadores e boa parte dos edis já saíram derrotados em alguma das eleições, na última hora.

TRÊS

*Será que teremos três candidatos a presidente? Até agora, não temos nenhum!
*Teremos Elony, Sérgio e Léo? E a Eliane Becker? E o Quadri?
*Na verdade, das três eleições realizadas para presidente da Câmara este ano, só uma que foi tranquila. Justamente a da posse, quando Eliane virou presidente.
*No ano seguinte, Elony articulou e Paulinho Gerhke virou presidente. Depois, Elony articulou e Sérgio Fink virou presidente.
*E agora? Será a vez do Elony? Sérgio quer a reeleição? Eliane voltará? Léo chegou na vez? E o Filipin, não quer?

COLUNA DOS PARABÉNS

– Nesta quinta, às 14h30, tem encontro “Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” na Santa Cecília. Entre as palestras, a tenente coronel Nádia. Muito boa a iniciativa, parabéns à Prefeitura, à Ivete Rambo e a Assistência Social.
– Parabéns à Otica Hahn pelo evento com a Rodaika da RBS realizado na loja em Estância Velha.
– Quinta teve O Retrato apresentado em alemão no Teatro Adriano Schenkel para 13 turistas alemães, alguns da região de Hunsrück.
– Parabéns aos atletas do professor Julio Pauletti e o projeto Body&Mind. Que fase!
– A mensagem positiva do dia, do padre Marcelo Rossi: “Não diga a Deus o tamanho do seu problema. Mostre a esse problema a força do nosso Deus”.