Coluna Dois Irmãos

Comentários sobre o Kerb e sobre o Dia de Finados

01/11/2019 - 10h06min

Nesta semana, a lista de pré-candidatos a prefeito e vice engordou. Acho que estamos chegando a 15, pois o presidente do PDT anunciou os nomes do Tonho, Zamboni e Eder Damke.

DIFÍCIL

O título da Começo de quarta deu repercussão: “Entenda porque é difícil o Kerb ser retirado do Centro”. Nela, citamos que o Kerb não sairá do Centro tão cedo por não termos políticos com coragem para tal. Pelo menos, não neste cenário atual. Afinal, quem ousará trocar de lugar uma festa de quase 200 anos?

CARA A TAPA

Foi uma coluna arriscada, inclusive, imaginávamos que muita gente reclamaria do assunto. Mas não foi o que ocorreu…
Então, vamos dividir com você apenas duas das mensagens elogiosas que recebemos: tenente Maicá (secretário do Turismo) e Cláudio Neis. Citamos ambos, não apenas porque estiveram dos dois lados do balcão, e nem porque são ligados ao governo (Cláudio foi do Desporto e candidato pelo MDB), afinal, para alguém da oposição, seria fácil elogiar a coluna deste dia.

– Mas a gente resolveu tornar público estas duas singelas mensagens – nos desculpem os demais não citados – porque escrever uma coluna desta é extremamente difícil, pois você pode magoar (ou desagradar) políticos, defensores do Kerb de antigamente ou os que querem que a festa saia do Centro, ou os que querem que nada mude, enfim…
– Então, como sempre pregamos aqui, a gente dá a cara a tapa, coloca a foto, e tem uma palavra só, assumindo assim, os riscos da nossa opinião. As pessoas podem concordar ou discordar (neste caso, sempre convidamos a usarem o espaço na coluna para escrever o contrário, mas muitos não querem aparecer, sabe como é). E, pelo visto, a coluna foi bem aceita! Então, que bom que todos estão imbuídos do respeito para o bom debate!

RÁPIDAS

– Dia 8 tem o 1° Torneio de Futsal entre APAEs. Dia 23, tem a Festa Flash Back com música dos anos 70 a 2000 no Rübenich. E na semana que vem começa a Feira do Livro na Praça do Imigrante.
– Felicitações às dezenas de comissárias e comissários de vôo que temos na cidade (data celebrada ontem). Aliás, o ex-prefeito Adair Bohn foi um dos primeiros, parabéns! Realmente temos muitos comissários daqui, dos quais, muitos deles, quando estão longe, matam a saudade da terrinha lendo o Diário.
– Ontem também foi Dia da Reforma, então, felicitações aos leitores evangélicos e luteranos.
– Alô novembro! Alô 2020! Pois é, hoje é Dia de Todos os Santos e amanhã, Finados. Por falar nisso, nos desculpem, mas precisamos contar o que acontece. Certamente alguém diferente vai nos ligar para vir com aquela piadinha, que é a mesma todos os anos: “coloca aí na Começo que hoje é ‘Dia do Homem’”. Aí a gente pergunta, “mas por quê?” E vem a resposta: “porque é Dia de Todos os Santos”. Sim, acredite, isso sempre acontece! Ossos do ofício!

REFLEXÃO

– Este fim de semana é para lembrar os entes queridos. Inclusive, fica o convite para visitar o cemitério da sua cidade ou comunidade, não só porque eles ficam bonitos e floridos nesta época, mas por que…
– Temos uma tradição que precisa ser cultivada e valorizada: famílias inteiras se dedicam muito para lavar, ornamentar e deixar bonita o túmulo do seu “bisa”, da sua avó, enfim, de seus familiares falecidos. Afora, que sempre vale uma oração aos que partiram.
– Com base nisso, finalizamos com a mensagem positiva do dia, desejando a todos um ótimo “feriadão”: “O jeito mais eficiente de fazer algo é fazendo”, Amélia Earhart, pioneira da aviação, a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico em 1928.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário