Coluna Dois Irmãos

Construção de um circuito de calçadas para caminhadas com verba de empresas

11/03/2019 - 11h00min

Atualizada em 11/03/2019 - 11h28min

É claro que mais da metade dos nomes cogitados para serem candidatos a prefeito ou vice em 2020 não vão ser confirmados. Mas se a metade realmente concorrer na majoritária, será o maior número de candidatos a prefeito que teremos na história!

CALÇADAS

Gostei muito de saber que no Censo de 2020 o tema das calçadas será relevante. Os recenseadores vão anotar, além daqueles números todos, também sobre a qualidade dos passeios públicos. Por falar nisso, para complementar a coluna da semana passada, em que abordamos o tema, gostaria de citar um caso. Tivemos um ex-gerente de banco que postou nas redes sociais que é quase impossível andar de cadeira de rodas em nossas calçadas. Ele cita a dificuldade no Centro, então, imagina em ruas mais distantes. Enfim, se alguns reclamam do estado das calçadas que dificultam caminhadas, imagina para quem anda com carrinho de bebê ou cadeira de rodas!!!

ADITIVOS

Ainda, complementando a coluna anterior sobre o assunto – e para finalizar o assunto – sugerimos fazer um circuito de caminhadas, com calçadas padronizadas, sugerimos parcerias com empresas, que patrocinariam estas obras, se não for possível com dinheiro público. Aos caranguejos que atuam como São Tomé e duvidam que alguma empresa se prestaria a isso, sugerimos, então, que, em vez de explorar o nosso comércio, utilizemos parcerias com empreiteiras, pois tem tantas faturando bem e faturando alto na cidade, inclusive com os “aditivos” (que mereceriam um capítulo a parte) e cada uma delas poderia fazer um trecho “gratuitamente”.

Aliás, nem precisa ir a SP, como citamos na semana passada, para ver como o então prefeito Dória conseguiu tanto com parceria de empresas, mas, sim, poderia usar os moldes do projeto que permitiu “wifi” nas praças (sem custo para a Prefeitura), aqui de Dois Irmãos mesmo! Este projeto da internet, aliás, fazem uns 5 ou 10 anos que não só esta coluna como outras pessoas têm sugerido e nunca saiu do papel. Alguns alegavam que se alguém acessado site pornográfico ou “desse uma de hacker” usando estes “wifi” poderia dar dor de cabeça para a Prefeitura. Imagina!

Mas, tudo bem, respeitamos as opiniões. Na época, aliás, utilizamos o exemplo de Bento Golçalves, onde a internet já era de graça nas praças há muito tempo. Enfim, demorou, mas nasceu aqui também, cujo projeto felicitamos a Prefeitura e ao empenho do Jerri e de todos os envolvido
– Em virtude da previsão do tempo ser de chuvas, a inauguração da ponte da Av. Sapiranga foi cancelada. Mas na sexta-feira reinou um tempo ensolarado boa parte do tempo,a inclusive com um baita pôr-do-sol no horário que seria a inauguração. Realmente não dá para ir atrás de previsões…
– Na sexta inaugurou Cartier Óptica e Joalheria na Irineu, 160. Desejamos sucesso!
– “Parabéns pela coluna. Só para contribuir o Lasier está deixando o PSD e migrando para o Podemos”, mensagem de alguns dias. Para vermos como o pessoal gosta de ver comentários acerca de política nesta coluna.
– A mensagem positiva do dia: “Tudo posso naquele que me fortalece”, frase de Filipenses, utilizada pelo reverendo luterano Oscar Zimmermann.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário