Conecte-se conosco

Colunistas

…convenhamos, trabalha muito

25/07/2018 - 11h00min

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivoti comemora hoje na sede do sindicato a passagem do Dia do Colono com aquela programação tradicional. Como neste ano tem eleições para deputado, espera-se a presença de algum político circulando pela sede do sindicato, principalmente aqueles mais ligados ao negócio da terra.

DIFERENÇA

Por falar em colono, que diferença são os colonos de hoje com antigamente. É claro que antigamente tudo era na base da enxada e trabalho manual. Hoje em dia está tudo mecanizado. A tecnologia só melhora a vida das pessoas. Todo mundo ganha tempo e mais dinheiro.

ELEIÇÕES

Qual o candidato a deputado que fará mais votos em Ivoti. Para estadual, nas últimas eleições sempre tivemos candidatos locais, como os tradicionais Arnaldo Kney e Maria de Lourdes Bauermann. Arnaldo tentou duas vezes se eleger deputado. Numa delas conseguiu uma longínqua suplência e chegou a assumir por alguns dias naqueles esquemas que fazem para dar oportunidade aos suplentes assumirem nem que seja por alguns dias apenas.

TRÊS VEZES

Depois de Arnaldo, Maria também se aventurou na campanha para deputada, embora contra a sua vontade. Ela foi empurrada para concorrer por causa da necessidade que tem os partidos de lançar como candidatos 30% de mulheres, uma daquelas bobagens que volta e meia se vê por aí. Bota bobagem nisso! As mulheres estão em todos os ramos, desde negócios até onde menos se imagina, mas não por causa de uma lei dizendo que elas têm que fazer aquilo. Elas avançam porque são seres humanos que querem ganhar a vida e ter a sua independência. É um processo natural e não por obrigação.

VOLTANDO

Mas voltando aos candidatos a deputado. Maria fez uma campanha de dois meses que na verdade nem campanha foi. Apenas fez de conta que era candidata porque seu objetivo era se eleger prefeita novamente. E não é que ela fez mais de 20 mil votos, praticamente a mesma votação que Arnaldo, com uma diferença. Arnaldo trabalhou anos na campanha para deputado, investiu o que tinha e o que não tinha, avançou por outras regiões do Estado e, mesmo assim, fez apenas um pouco mais de 20 mil votos. Maria só fez campanha por dois meses e só por aqui. Resultado: fez a mesma votação que Arnaldo. Ela é muito forte em termos de votos e, convenhamos, trabalha muito. Não tem velório em que não comparece. Simplesmente não deixa escapar nada na hora de mostrar a cara e conquistar votos. O resultado foi mais de 20 mil votos para deputada. Ela foi a mais votada em vários municípios da redondeza sem sequer ter ido lá. Só pelo conhecimento que as pessoas tinham dela e de suas gestões na área da saúde em grande parte divulgadas através do Diário. Um fenômeno. Depois viria a se eleger prefeita de novo com grande margem e aconteceu o que todo mundo sabe.

2018

Agora em 2018 não temos candidato próprio e temos que votar em outros. Para estadual tem vários por aí da região. As pessoas têm que abrir o olho e votar naqueles que realmente trabalham pela região e por seu município. E não dar o voto a candidatos que aparecem e depois somem daqui. A bem da verdade, não tem só os tradicionais. Tem candidatos novos que também querem uma oportunidade para mostrar serviço. Que cada um dê o melhor voto possível.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.