Colunistas
Curtas de Nova Petrópolis
Por
Cândido Nascimento
SALA DO EMPREENDEDOR
Ontem a Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Tecnologia, em parceria com o Sebrae, inaugurou oficialmente a Sala do Empreendedor, instalada na Torre de Informações Turísticas, na Avenida 15 de Novembro, nº 100. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16 horas. Será um ponto de referência para micro e pequenos empresários locais. O espaço deverá centralizar e desburocratizar serviços, oferecer suporte técnico, orientações sobre gestão, formalização de empresas (MEI) e capacitações, incentivando o desenvolvimento econômico de Nova Petrópolis.
PREFEITO
A inauguração contou com a presença do prefeito Daniel Michaelsen, do vice Alexandre da Silva, do secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Tecnologia, Gabriel Belém, do coordenador da pasta, Adriano Pilar, da secretária de Educação e Desporto, Caroline Andréia Kehl Matter, da secretária adjunta da pasta, Carmen Burke Pooch, além do secretário de Turismo e Cultura, Rodrigo Sangali, da secretária adjunta da pasta, Mayara Senna dos Reis, do gerente regional do Sebrae Serra Gaúcha, Gustavo Ângelo Rech e representantes do Sebrae, servidores municipais, empreendedores, comunidade e imprensa.
NEGÓCIOS
A Sala do Empreendedor chega como uma ferramenta para tornar os processos mais ágeis, promover a formalização de novos negócios, ampliar o acesso a orientações técnicas e incentivar a capacitação dos empresários locais. O espaço passa a funcionar como um ponto central de atendimento para quem busca orientações sobre MEI, abertura e regularização de empresas, acesso a cursos, consultorias e demais serviços relacionados ao desenvolvimento econômico.
SERVIÇOS
Entre os principais serviços estão a abertura e regularização: simplificar os processos de formalização, alteração e baixa de empresas, garantindo agilidade e centralização dos trâmites. Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI) com abertura, alteração, encerramento e emissão da declaração anual. Também orientação e capacitação- informações sobre legislação, gestão empresarial, organização financeira e acesso a crédito. E ainda serviços municipais: emissão de alvarás, inscrições municipais e certidões.
PARCERIAS
Haverá parcerias e integração com Sebrae, instituições financeiras e entidades para ampliar serviços e fortalecer o ecossistema empreendedor. Na área do Desenvolvimento Econômico será estimulado o empreendedorismo, geração de empregos e fortalecimento da arrecadação municipal.
FACILITAR
O prefeito Daniel enfatiza que a sala representa mais um passo para facilitar a vida de quem quer empreender e crescer aqui. O vice Alexandre observa que a abertura reforça o compromisso do Município com o desenvolvimento sustentável. O secretário Gabriel Belém agradeceu a parceria do Sebrae e ressaltou que o novo espaço está preparado para atender empreendedores de diferentes áreas, aproximando o Poder Público Municipal da comunidade.
