Conecte-se conosco

Colunistas

De uma coisa não podemos discordar do presidente eleito, Jair Bolsonaro

31/10/2018 - 11h00min

Ele sempre diz a mesma coisa desde que começou a campanha. Ele é sincero e não vai ser doido agora de não cumprir com o que prometeu e levou milhões de pessoas para as ruas a apoiá-lo. Ele quer mais Brasil e menos Brasília. O que isto quer dizer? Sabe-se que a concentração de recursos dos impostos está em Brasília, onde fica 60% do bolo de impostos que pagamos. Contra países do primeiro mundo como Alemanha e Estados Unidos, por exemplo, é uma total inversão aí. Lá 70% dos impostos ficam com os Estados e Municípios. O que Bolsonaro quer dizer quando diz que quer mais Brasil e menos Brasília? Ele quer inverter esta lógica, deixando mais dinheiro nos municípios sem que passe por Brasília. E para os Estados também. Esta promessa ele já fez inúmeras vezes e repetiu no seu discurso da vitória no domingo à noite. E nas entrevistas que concedeu durante toda a segunda-feira. Se ele fizer isto poderá realmente acabar com o famigerado toma-lá-dá-cá que é responsável por grande parte das mazelas com que padecemos hoje.

TRUNFO

Um grande trunfo do povo brasileiro com a eleição de Bolsonaro é que se pode acreditar naquilo que fala. Um presidente sincero, que não fala meias verdades, não manipula as pessoas pensando uma coisa e fazendo outra, que foge pela tangente quando é questionado sobre questões espinhosas já é uma grande coisa. E Bolsonaro tem demonstrado desde que se lançou candidato à presidência que ele quer mudar de fato o Brasil. E tem que começar por ele. Acho que podemos confiar nele porque Bolsonaro toca justamente nas
feridas abertas que o País apresenta e o transformou num párea do mundo em termos de crescimento. Estamos há 4 anos sem crescimento econômico. Muito pelo contrário, andamos só para trás. Ainda ontem, o futuro ministro da Fazenda disse que a intenção é gerar 10 milhões de empregos. Como conseguir isso? Não através do Estado, como pregam os partidos de esquerda. O novo governo vai desregulamentar, desburocratizar, propiciar condições para o empreendedor fazer os investimentos e gerar empregos. O Estado não gera empregos. Ele atrapalha na geração dos empregos pela iniciativa privada. Precisamos ter menos Estado e mais Brasil.

HIPÓTESE

Raciocinem comigo. Esta jogada de mestre de transferir mais dinheiro para os municípios e Estados acaba com o passeio dos impostos daqui para lá e depois uma pequena parcela volta de lá para cá. Acabando com este círculo vicioso, Bolsonaro acaba com o vai-e-vem de políticos de todas as partes do Brasil a Brasília para buscar recursos de pires na mão. Esta anomalia que não faz o menor sentido provavelmente vai acabar. Nossos políticos daqui que adoram viajar para Brasília atrás de dinheiro não vão mais ter o que fazer por lá. E se ele fi zer isso ganhará o apoio dos governadores, prefeitos e vereadores, que terão mais recursos aqui. Esta é uma jogada de mestre se ele conseguir implementar. Podem ter certeza, o Brasil de Bolsonaro não será o mesmo daquilo que assistimos nos últimos 30 anos. Ele promete botar o País nos trilhos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.