/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Colunistas

Depois que cai no descrédito não é fácil…

16/07/2018 - 11h00min

Será no fim de semana que vem a Kolonistenfest de Ivoti. É uma das mais tradicionais festas de Ivoti. Como se sabe, o Dia do Colono é comemorado no dia 25 de julho e em alguns municípios inclusive é feriado municipal. Os primeiros imigrantes alemães desembarcaram em Porto Alegre no dia 18 de julho de 1824 e em São Leopoldo chegaram no dia 25 de julho. Daí a data que celebra o Dia do Colono. E nossa região deve muito aos colonos vindos da Alemanha. Eles trouxeram progresso e desenvolveram toda a região. Calcula-se que chegaram cerca de 50 mil imigrantes alemães nas décadas que se seguiram ao dia da chegada dos primeiros.

DESFILE

É claro que a Festa do Colono de Ivoti não é mais a mesma que era antigamente. Ela foi esvaziada depois que o ginásio municipal não mais serviu de destino final dos que desfilavam na manhã de domingo. Quando era no ginásio, grande parte dos que desfilavam ficavam lá para almoçar. Naquela época a festa se prolongava até o final do domingo. Havia espaço de sobra ao redor do ginásio para deixar carroças, veículos e animais. O desfile se prolongava por quase dois quilômetros. Quando os últimos saíam da Comunidade Católica os primeiros já tinham chegado no ginásio municipal. E o público vibrava com os enfeites dos colonos nos animais e veículos agrícolas. Por falar em público, um grande público se reunia ao longo do trajeto para assistir o desfile. Hoje o público não é mais nem a metade do que era naquela época. Na medida que diminuía a empolgação dos que desfilavam, o público também refluía na mesma proporção.

HOJE

Nos dias de hoje a festa sempre homenageia uma localidade do interior. Neste ano será Nova Vila. Sempre é bom ressaltar que depois que Arnaldo deixou a Prefeitura, a festa de novo no ano passado se fortaleceu. No último ano de Arnaldo os colonos boicotaram o desfile do colono em protesto pelo fato da Prefeitura não dar nenhum incentivo ao agricultor. O programa de incentivos não estava sendo cumprido e nestas horas uma coisa se junta as outras. E depois que um evento cai no descrédito não é fácil retomá-lo.

PROGRAMAÇÃO

Neste sábado ocorrerão os jogos rurais na Pousada Robinson com almoço na Sociedade Teuto Brasileira em Nova Vila. Já no domingo, dia 22, haverá celebração ecumênica seguida do desfile festivo saindo na Sociedade Harmonia e terminando no Hospital São José. A festa do colono será comemorada na Sociedade de Nova Vila. E a comemoração do 25 de Julho será na quarta-feira, dia 25, no Sindicato Rural de Ivoti.

FESTA

Por falar em festa, quem fez a festa ontem foi a França, que ganhou a Copa do Mundo. Pelo que se viu, a Rússia, que é um país emergente mas não tem nada de desenvolvido na verdadeira acepção da palavra, deu um show de organização. Ao contrário do Brasil, os estádios estavam prontos muito antes da Copa. Quem esteve lá só compara a Rússia ao Brasil numa coisa: os engarrafamentos de trânsito. Dizem que o trânsito é horrível em Moscou. De resto tudo civilizado. As pessoas podem sair de madrugada e passear porque não há nenhum tipo de perigo. Aqui o povo vive enjaulado dentro das casas.

Sair da versão mobile