Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Diretoras de escolas tinham sobrenome “Deutsch”, hoje, maioria é “Silva”

19/03/2018 - 11h00min

Desejamos boa aposentadoria ao João Stoffel, antigo secretário e vereador, que cuidava do Horto Municipal. Em seu lugar, assumiu o professor Lúcio Afonso Habitzreuter. O conheci como diretor da Paulo Arandt do São João, depois foi diretor da 29, no Moinho. Mas o Lúcio tem mais de 30 anos como professor e diretor, aliás, antes disso, atuou na Francisco Weiller, da Picada São Paulo. Sucesso ao professor Lúcio.

PEQUENA GRANDE MUDANÇA

Acima, comentamos do Lúcio, então, lembrei de uma coisa. Quando comecei a trabalhar no Diário, há quase 20 anos, quase todos os diretores ou vices das escolas municipais de Dois Irmãos tinham sobrenome alemão. Era quase tudo “Deutsch”. Vamos ver se lembro alguns: era Habitzreuter na escola do São João, Saueressig Wendling na Vila Becker (que mudou para Navegantes mais tarde), Maldaner no Travessão (a atual secretária da Educação), entre outros, que agora não lembro. Se você lembrar, manda a lista que cito todos em uma próxima coluna.
Mas a imensa maioria era de sobrenome “Deutsch” naquela época. Aliás, das 11 escolas municipais, nove homenageiam pessoas de sobrenome alemão, que foram importantes na nossa história e no nosso passado, afora isso, temos a Primavera e a 29. Entretanto, ao ver a lista dos diretores eleitos ou escolhidos em dezembro para este mandato, percebi mudanças…

MULHERES. E SILVA

Por coincidência, quase 50% das novas direções das escolas municipais têm o sobrenome Silva. Se há 20 anos, 80% era de sobrenome “Deutsch”, agora é o contrário, pois de 11 da lista que nos foi enviada, encontramos três com sobrenome de origem alemã. E tem mais duas curiosidades. Uma: As 11 escolas estão sob comando de mulheres: 100%. E, por fim, das 11 diretoras, cinco delas têm o Silva como um dos sobrenomes. Então, de 11, três têm sobrenome de origem germânica, cinco são Silva e outros três são outros sobrenomes diferentes, que não se repetem.

CURIOSIDADES

São apenas curiosidades, as quais demonstram que, em Dois Irmãos, as mulheres estão no comando. Temos prefeita (Silva, por coincidência), temos juíza, delegada, várias secretárias, pastora evangélica e diretoras de escolas, bem como gerentes mulheres de órgãos públicos e agências bancárias.
Aliás, nas escolas estaduais, se não me engano, também são todas mulheres. Isso quer dizer que a alteração na origem dos sobrenomes demonstra uma pitada do que é Dois Irmãos: miscigenação de raças, famílias, sobrenomes, tudo na mais perfeita integração e harmonia, de aprendizado entre todos. Por fim, desejo sucesso às novas diretoras, aos CPMs e que tenhamos um ótimo ano letivo, de muito aprendizado para todos. E que a nossa criançada mostre que é diferente do restante do Brasil e vá à escola, realmente, querendo aprender, querendo adquirir conhecimento. Assim, continuaremos sendo esta cidade que é um “oásis” neste deserto que é o Brasil na educação para quem aprende e para quem ensina!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.