Coluna Nova Petrópolis

Documento do Daer confirmaria Linha Temerária como prioridade

28/03/2019 - 11h00min

Atualizada em 28/03/2019 - 13h46min

Reforçam-se as notícias de que dívidas foram pagas, condição necessária para que as empresas voltem a fornecer asfalto para o Estado. Será uma notícia boa para Linha Temerária, bem como as localidades vizinhas, se aquela estrada realmente estiver entre as prioridades. De acordo com o vereador Daniel Michaelsen (MDB), Linha Temerária está sim entre as prioridades. Ele recebeu cópia de uma ordem de serviço emitida pelo Daer no dia 20 de março. Neste documento é garantida a prioridade para obras envolvidas em processos judiciais, caso de Linha Temerária. Agora resta saber qual é o número total de prioridades que o Daer tem. As notícias que chegam de diferentes partes do Estado mostram um cenário preocupante. Pesquisem como está a situação da estrada que liga São Luiz Gonzaga a Bossoroca, nas Missões. É um bom exemplo.

PROCESSOS JUDICIAIS

Como se sabe, depois de decretar situação de emergência em Linha Temerária, a Prefeitura processou o Daer e obteve uma decisão com prazo até o dia 20 de fevereiro para que as obras fossem iniciadas. Após o prazo, multa diária de R$ 1.000,00. Também conforme Daniel Michaelsen, o Daer recorreu da decisão judicial e perdeu, sendo a multa diária aumentada para R$ 2.000,00.

NO PRIMEIRO LOTE

É evidente que ao retomar os trabalhos de recapeamento asfáltico, o Daer não vai conseguir abraçar de uma vez tudo o que tem por ser feito no Estado. Sorte dos municípios que estiverem na primeira lista. Sorte mesmo, porque quando se espalhar a notícia de que a decisão judicial representa prioridade, todos os prefeitos irão partir para os a solução nos tribunais e essa vantagem será anulada rapidamente.

VANTAGEM

Por este aspecto, Daniel reforçou sua opinião de que a Prefeitura acertou ao recorrer à Justiça. Será uma opinião compartilhada por todo mundo se a sentença realmente garantir uma posição privilegiada para Linha Temerária na fila. Mas vaga em fila ainda não é sinônimo de asfalto arrumado. E é asfalto arrumado que vale.

DESVANTAGEM

De acordo com o vereador Nei Schneider (PSDB), recentemente foi colocado um controlador de tráfego na estrada de Linha Temerária. O equipamento foi retirado há alguns dias. Nei teme que o Daer tome suas decisões com base em informações enganosas, visto que muitos motoristas estão fazendo o desvio por Vila Olinda e Arroio Paixão e VRS está com movimento bem abaixo do normal.

MOÇÃO DE REPÚDIO

Devido à demora em resolver o problema de Linha Temerária, a Câmara de Vereadores apresentará uma moção de repúdio ao Daer. O presidente Daniel Michaelsen disse na sessão de segunda-feira, 25, que o órgão estadual já foi informado dessa medida e reagiu positivamente. Contudo, foi sugerido que o Legislativo de Nova Petrópolis faça a mesma pressão política sobre a Secretaria Estadual da Fazenda, pois é de lá que precisa sair o dinheiro para as obras.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário