Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Dois Irmãos tem tantos analfabetos assim?

22/03/2018 - 11h00min

– Estive em Herval ontem e caiu o número de eleitores por lá em quase 500. Ou seja, reduziu em quase 10% o número de eleitores por conta do cadastramento biométrico. Não é estranho?
– Se bem que Herval tem 6 mil e poucos habitantes, mas tinha mais de 5 mil eleitores. Quase todo mundo votava. Normalmente, a proporção do número de habitantes para o número de eleitores é de 2/3. Era alto, mas caiu demais!
– Estou verificando quantos eleitores temos aqui. Se bem que em Dois Irmãos não houve o cadastramento biométrico.
– Acho que já mencionei isso, mas se em Herval já achei estranho, por aqui, foi outra coisa que achei curiosa na lista do TRE/RS: achei um pouco alto o número de eleitores analfabetos. São 214 pessoas, isso que dizer que 0,60% dos eleitores não sabem ler e escrever em Dois Irmãos, o que é um número mais alto do que muito município do interior, onde boa parte dos idosos sequer fala português.
– Onde estão estas pessoas? A Prefeitura faz algum trabalho com elas? Ou será que os números do TRE/RS não são confiáveis? Fiquei com a pulga atrás da orelha!

NÃO QUER CALAR

Até o ano passado, mais de 70% dos moradores pagavam o IPTU a vista. Com o reajuste, parece que apenas 50% pagaram a vista até 10 de março. Ou seja, 20% dos que pagavam a vista, desistiram de pagar por conta do aumento. Será verdade? Será que caiu tanto? Será que, mais uma vez se confirma o que os pensadores, administradores e economistas de 200 anos atrás diziam? Que, quanto mais aumentar os impostos, menos vai ser a arrecadação? Menos, é mais…

RÁPIDAS

– Sábado a noite, no Kerb de São José do Herval, lá estava o ex-prefeito Renato Dexheimer, prestigiando o evento. Aliás, São José parece filial do 7 de Setembro ou vice-versa. Digamos que são “co-irmãs”. É impressionante!
– E, no domingo de meio-dia, na festa do Travessão, lá estava o ex-prefeito Miguel, ajudando a servir as mesas. Não sabia que ele trabalhava na festa, então, feito o registro!
– Nossos políticos, como se vê, continuam na ativa. Aliás, em Herval e em Morro Reuter, em qualquer festa do interior do município ou bairro que você vai tem vereadores, prefeitos, ex-vereadores, presidentes de partidos, trabalhando como voluntários. Em Picada, Lucena, Hortêncio e outras é igual.
– Em Dois Irmãos, não sei de muitos políticos que trabalham em festas. Sei que o União, 7 e Vila tem muitos que ajudam nos eventos. O próprio ex-prefeito Renato faz isso no 7. Mas nas festas dos bairros, são poucos vereadores ou políticos que estão lá, labutando. Sei que o Léo faz isso, o ex-vereador Décio Weber, a Eliane nas escolas, o ex-vereador Padeiro estava sempre ajudando as comunidades…
– Quais outros políticos que fazem isso? Que colaboram? Quem mais ajudar, pode nos mandar um e-mail que mencionaremos nas próximas colunas. Desde que seja de forma voluntária!
– Mudando de assunto, a mensagem positiva do dia: “Pessoas limitadas perguntam se vão conseguir, pessoas vencedoras perguntam o que vão fazer para conseguir. E super-humanos perguntam quem vão se tornar ao conseguir”, Paulo Vieira, o “mago” dos treinamentos do momento!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.