Coluna Nova Petrópolis
Duas notícias sobre o turismo de Nova Petrópolis
Nos próximos dias o Diário trará uma reportagem sobre um grande investimento na área do turismo em Nova Petrópolis. Com certeza a repercussão será excelente!
TURISMO RURAL
No turismo é importante que todos façam a sua parte. Se os investimentos são importantes, a qualificação também é. E o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café dá mais um importante passo na área do turismo rural. No dia 27, segunda-feira, haverá uma reunião para interessados em participar do programa de turismo rural. Será às 13h30 na sede do Sindicato.
FESTIVAL DE FOLCLORE
Causou questionamentos por parte de algumas pessoas o valor de R$ 299.500 que a Prefeitura investirá no Festival de Folclore de 2020. Acham que o valor é alto demais e lembram que Prefeitura está pegando dinheiro emprestado para fazer obras. Por um lado é bom que as pessoas estejam a par dos atos do governo. Mas é preciso manter a coerência. Pelo que se conhece, estas pessoas reclamariam ainda mais se, com investimento público menor, o próximo Festival fosse mais fraco do que nos anos anteriores.
PAZ INTERROMPIDA
Sexta-feira passada estive em um posto da Brigada Militar na região e ainda comentávamos sobre o período de baixa nas ocorrências policiais graves. Em Nova Petrópolis fazia algum tempo que não aparecia nada muito grave nas páginas policiais. Período de paz interrompido ontem, com o lamentável assassinato no Pinhal Alto.
ALERTA DE GOLPE
A Apae de Nova Petrópolis emitiu um alerta para que a comunidade e principalmente o comércio tomem cuidado com um golpe que está sendo praticado com o nome da entidade. Os golpistas estão emitindo cheques falsos da Caixa em nome da Apae. A direção ressalta que em geral, não tem por hábito efetuar seus pagamentos com cheques. Então, além de não aceitar os negócios suspeitos, fica a orientação de avisar imediatamente a Brigada Militar, cujo telefone é 3281-1276.
TRANSPARÊNCIA
Semana passada me bateu uma curiosidade de saber quanto a Corsan arrecada em Nova Petrópolis a cada ano e, obviamente, quanto deste valor é investido especificamente no município. Estas informações seriam bastante uteis para uma avaliação mais precisa dos serviços prestados aqui na cidade. Busquei os números no site da Corsan e não encontrei. É bem verdade que há muitas informações disponíveis e todas elas bem organizadas. Tem as demonstrações contábeis de cada trimestre e um demonstrativo anual de receitas, já incluindo cada mês de 2019. Mas as receitas são todas globais, sem nenhum detalhamento por município de atuação. Isso não é transparência… Fica aí uma dica de requerimento pós-férias para os vereadores.
TRANSPARÊNCIA 2
Inclusive acho válida uma observação sobre a transparência da Corsan. As informações são facilmente encontradas e qualquer pessoa entende os números apresentados. Na maioria dos sites das prefeituras a transparência não passa de balela, pois só pessoas entendidas em contabilidade conseguem entender o que está escrito. No caso da Corsan, eu só acho que deveria haver um detalhamento por município.