Coluna Estância Velha
E as equipes trabalhando?
Ontem, quando falei com a RGE Sul, me informaram que as equipes de trabalho estavam pela cidade tentando resolver os problemas de falta de luz o mais rápido possível. No entanto, andei por diversos bairros de Estância Velha na segunda e ontem devido à quantidade de problemas que encontrei. No fim, vi apenas duas equipes – já na terça-feira – uma delas sequer fazia algum reparo, estava parada em uma rua do Campo Grande. É simples a assessoria de imprensa de uma entidade, órgão ou empresa afirmar que “estão fazendo todo possível”, mas ser apenas uma resposta genérica para apaziguar os ânimos da imprensa e da população. Sabemos que o temporal causou estragos em todo o Estado, locais até mais problemáticos que aqui, mas isso não é uma justificativa forte o suficiente se considerarmos o quanto pagamos de luz e o quanto a empresa arrecada. Priorizar os clientes e, realmente, trabalhar por eles é o que se espera.
E O RESPEITO?
Está chovendo muito desde sábado, praticamente. É muita água acumulada nas pistas e é preciso cuidado ao trafegar pela cidade. No entanto, aparentemente, esqueceram de dizer isso para algumas pessoas. A chuva cai, o cuidado é necessário, mas alguns motoristas simplesmente decidem ignorar que outras pessoas estão andando pela rua. É tanta a falta de respeito que me admira muito não ter dado nenhum acidente até então – salvo o atropelamento da segunda. É complicado ter que lidar com toda a problemática que o tempo ruim já causa e ainda ter que enfrentar o desrespeito… Complicado. Não vivemos isolados, vivemos dentro de uma comunidade e no momento que você para de respeitar seu próximo, você para de respeitar a si mesmo.
INTERIOR SOFRE
Novamente é o interior que sofre o pior com temporais e problemas relacionados ao clima. As estradas de chão ficam um lamaçal só, e a luz vai embora e demora para voltar. Infelizmente é um problema recorrente e que esbarra em diversos aspectos que dificultam a solução dos problemas. Ainda assim, não deve ser esquecido. O interior do município também sofre com diversos problemas que as áreas centrais apresentam, mas acabam por ser os últimos a receber a solução. É complicado, mas infelizmente segue acontecendo.
MAIS PROBLEMAS
Não só de falta de luz e inundações vivem cidades atingidas por temporais. No Rincão o problema foi uma rede de esgoto. Já falei com o pessoal da Secretaria de Obras e, aparentemente, o problema está no cronograma para ser resolvido. Segundo informações do morador atingido e também do pessoal que me atendeu, o primeiro chamado foi para um vereador e, por conta disso, não havia sido aberto um protocolo. Existe uma mania – e isso acontece em todo lugar – que qualquer coisa o parlamentar é chamado. Ok, eles representam o povo, mas é sempre bom lembrar que o primeiro passo é sempre entrar em contato com o órgão responsável pela demanda, vereadores têm poder dentro da cidade? Sim. Mas não devemos pular etapas.