Coluna Estância Velha
É atenção que está nos faltando
A Fepam interditou a empresa responsável pelo vazamento que poluiu o Arroio Estância na manhã de terça-feira, 11. É triste termos de ver a falta de respeito para com a natureza, ainda mais dentro de uma Área de Preservação Permanente onde o cuidado deveria ser muito maior. O descaso impera. Ele segue sendo um combustível desagradável de ser usado, mas que muitos costumam gostar de usar. Talvez a empresa identificada como a responsável pelo crime não tenha feito propositalmente, talvez tenha sido um acidente e um triste equívoco, ainda assim, era cuidado que faltava, era atenção. Agora é necessário trabalhar para que os reflexos não sejam grandes, para que o arroio volte a correr sem os resíduos e que solo e água não tenham tido uma contaminação grande demais.
FUI ELOGIADO
Quero deixar aqui o meu agradecimento ao vereador Euclides Tisian, o Gringo, que elogiou meu trabalho durante a sessão da última terça-feira. Uso esse espaço como local para – tentar – fazer pensar, refletir. Uso esse espaço com o intuito de lembrar algumas coisas que, às vezes, parecem esquecidas. Neste caso – e foi o que o Gringo elogiou – de lembrar que a população tem força e tem voz, tem responsabilidades também. Eu tento sempre não criticar por criticar, não falar mal por apenas falar, meu ponto é sempre falar o que me parece certo e, quanto a isso, continuarei agindo dessa forma.
FALANDO EM ELOGIAR
Precisei do Hospital Municipal Getúlio Vargas. Não sou de Estância Velha, logo não posso ser atendido pelo SUS no Posto de Saúde. Fui ao hospital. Confesso que uma parte de mim, depois de tantas críticas e tantos problemas, ficou receosa de quanto tempo eu ficaria esperando, de como seria meu atendimento, se eu conseguiria atendimento. Sou humano, não adianta, também tenho meus receios. No fim, fui rapidamente atendido desde a recepção, triagem até a chegada no médico. Passei pela triagem, antes de mim a sala de espera se esvaziou e todos que aguardavam foram atendidos, também, rapidamente. Sabemos que não é sempre assim, sabemos que existem problemas, mas quando coisas boas acontecem, é necessário enaltecer.
COMEÇA AMANHÃ
O CTG Gaudérios da Saudade, no Rincão, recebe a abertura oficial da Semana Farroupilha de Estância Velha. Um momento de celebrar nossa tradição, de enaltecer nosso Estado e de fazer ouvir nossa voz gaudéria. Depois disso será uma semana de atividades e atrações até a extinção da Chama Crioula na quinta-feira, 20. Tira tua pilcha do armário, teu vestido de prenda, e se prepara para celebrar e homenagear o Rio Grande do Sul que, de novo, está aqui lembrando sua história de glórias e conquistas, de trabalho e luta, do povo que tem virtude e batalha para ser, dia após dia, melhor. Temos um longo caminho a trilhar e sabemos disso, há muito ainda a ser feito nesses pampas, mas é do gaúcho não deixar de pelear, é do gaúcho lutar até o fim.