Colunistas

É com eles, sim!

21/09/2018 - 11h00min

No mundo das coisas se chama algo de protagonista quando toma a dianteira, assume posição de destaque e o restante dos pares são apenas caudatários. Num time de futebol o jogador considerado protagonista é sempre o melhor, quem decide mesmo os jogos. Os restantes completam o time e são importantes, mas não tão decisivos quanto o protagonista. Aqui em Ivoti tenho chamado a atenção da administração pública para mudar e adequar leis à realidade dos fatos de hoje. O mundo muda tão rapidamente que não podemos ignorar a falta de mudanças na nossa Ivoti. Como sabemos, Ivoti não cresce economicamente há muito tempo. Estamos estagnados acompanhando a estagnação que existe na administração do município. Por isto tenho pregado aqui a contratação de uma auditoria ampla, geral e irrestrita para nos colocar à frente do tempo em que vivemos quanto às leis que nos regem. Temos que remover o entulho deixado por 30 anos de apenas dois prefeitos. No único mandato deste interregno, o prefeito que nos governou na época propiciou uma mudança no Plano Diretor que reduziu a altura dos prédios no Centro a, no máximo, 3 andares. Uma das explicações: não fazer sombra a propriedades vizinhas. A segunda explicação dos vereadores jurássicos da época nem vou mencionar aqui porque me nego a escrever uma coisa dessas. Isto foi em 1993, um pouco depois de começar a estagnação de Ivoti.

PROPAGANDA

Vamos deixar bem claro que a Câmara Municipal tem grande papel em tudo de ruim e de bom que se faz na administração pública. Como quase todas as outras, é omissa, preguiçosa, os vereadores se consideram eleitos para trabalhar duas horas por semana e, de resto, fazem de conta que nada é com eles. Um exemplo prático: agora os fiscais da Prefeitura resolveram sair para a rua e remover da cidade todas as propagandas de empresas e comércio em geral que estariam em desacordo com a lei. Tem 72 horas sob pena de serem multados. 99% dos empreendedores nem sabem o que diz a lei quanto a este respeito. É desconhecimento mesmo. Depois tem outra: se a própria Prefeitura concede Alvará de Licença de Funcionamento, não vê esta irregularidade? Não poderia conceder não é?

VEREADORES

Pois um comerciante, revoltado com a retirada de sua placa de propaganda, foi na Câmara de Vereadores e usou a tribuna livre para cobrar dos 9 representantes do povo que têm assento ali uma atitude. Num primeiro momento todos prometeram uma solução. Acontece que o comerciante voltou lá 15 dias depois e disse cobras e lagartos na cara de cada um deles. Todos tinham esquecido do assunto como sempre. Como sempre, tentam tirar o corpo fora porque não querem ou acham que não foram eleitos para resolver os problemas da população. Aqui se inclui um dos magos que foi eleito e que está lá dentro, e que, como os outros, não faz nada: Satoshi. O comerciante cobrou deles uma solução e um ou outro vereador se manifestou dizendo, em suma, que não é com eles.

É COM ELES, SIM!

É com eles, sim. Mas o que eles estão fazendo na Câmara então, se nada é com eles? Por que não mandam a assessora jurídica pesquisar a legislação e, a partir daí, modificá-la, se for o caso? Nenhum fiscal age em desacordo com a lei. Ninguém quer uma cidade feia e cheia de propagandas em locais impróprios. O que todo mundo quer são regras claras e que atendem a todos os interesses, tanto da cidade como dos que trabalham nela.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário