Coluna Estância Velha
E Estância Velha, realmente importa?
A convocação feita pela Câmara de Vereadores e não atendida pelo secretário de Saúde, Mauri Martinelli, fez os parlamentares questionarem a importância que o titular da pasta dá à situação em que se encontra o Hospital Municipal de Estância Velha. Em sua fala a vereadora Márcia Ribeiro questionou as razões que o secretário deu para não comparecer nas duas convocações feitas pela Casa de Leis. Além disso, os vereadores ficaram de acordo que nenhuma das justificativas apresentadas eram, suficientemente, plausíveis para deixar de responder sobre um caso dessa gravidade e, por fim, negaram o pedido de tribuna livre feito por Mauri. O que a Câmara quer são esclarecimentos e não respostas evasivas, já dadas até o momento.
RESPOSTAS SURGINDO
Paralelo a essa confusão gerada na área política correm os próximos passos da investigação sobre a morte de Sara. Agora a Justiça determinou a exumação – solicitada pela família – do corpo da estudante falecida há uma semana. O parecer favorável já está com o Departamento Médico Legal (DML) de Porto Alegre que determina quando acontece o procedimento. O objetivo é determinar a causa da morte de Sara, que pode vir a ser de extrema importância para a saúde pública de Estância Velha, visto que a médica que tratou a estudante e outros profissionais consultados suspeitavam de um caso de Gripe H1N1, uma doença contagiosa. E os casos de negligência podem ter desdobramento ainda maiores do que já tiveram. É por isso que a atenção à saúde deve ser a prioridade.
CULPADOS E INOCENTES
Ainda sobre esse assunto que – me desculpem – vai render muito pano para manga. É importante ressaltar que O Diário, a Câmara ou qualquer outra pessoa ou entidade que tenha comentado sobre os casos ocorridos no hospital, em nenhum momento acusou a Administração Pública de ser a culpada pelas mortes ocorridas na última semana. O que se pede e o que se diz em todas as manifestações acerca dos casos é, apenas, que os casos sejam averiguados e as situações esclarecidas. Não é possível e nem permissível que um hospital seja alvo de tantas críticas e tenha de ser auditado e investigado por conta de mortes que podem ter ocorrido devido a negligências no atendimento. O que se busca é justiça e melhora no serviço, para que a população não tenha de passar por tudo que aconteceu novamente. É pedir demais?
RUAS ASFALTADAS
Saindo do assunto pesado e partindo para boas notícias. Sete ruas de Estância Velha serão asfaltadas. Quatro bairros devem ganhar asfaltamento em breve o que deve melhorar a vida dos moradores do Lago Azul, Nova Estância, Sol Nascente e Veneza. É isso que um bom trabalho realiza e é isso que um bom trabalho deve trazer. Não adianta esperar cair do céu, é importante ir atrás e realizar. Como disse no texto anterior: não estamos acusando a Administração de nada, até porque, quando boas atitudes ocorrem, também as enaltecemos. Deixemos claro.