Coluna Nova Petrópolis

É hora de otimizar os gastos com o transporte escolar

05/12/2019 - 11h00min

Está tramitando na Câmara de Vereadores um projeto que altera a legislação referente ao transporte escolar. Em resumo, se o projeto de lei for aprovado, o estudante da rede pública terá que optar pela escola mais próxima de sua casa para continuar tendo os mesmos benefícios do transporte escolar. Havendo disponibilidade técnica de atendimento das linhas, sem gerar custos adicionais, aí sim o aluno poderá optar por uma vaga em uma escola mais distante. É um tema complexo. Mas, conforme o secretário da Educação, Ricardo Lawrenz, que participou da última sessão, frequentemente a administração se depara com casos de estudantes que, por diferentes motivos, optam por uma escola mais distante. Como o transporte escolar é um direito do estudante, o Poder Público acaba tendo este tipo de despesa adicional, que se busca evitar com a proposta em tramitação.

CRESCIMENTO

Parece ser realmente muito importante regulamentar e organizar com a máxima eficiência este serviço, cuja demanda só cresce. E é este ponto da fala do secretário que mais me chamou a atenção: o crescimento da demanda por educação. Foi citado o exemplo da Escola Bom Pastor, que está com 10 turmas de ensino médio, sendo quatro no 1o ano, três no 2o e três no 3o. E já houve tentativas de abrir a 11a turma. Praticamente todos estes alunos dependem de transporte. No município, 28% da receita é destinada à educação e, de acordo com o Secretário, existe a tendência da abertura de novas turmas. Mais do que nunca, é preciso otimizar o uso dos recursos e o projeto relacionado ao transporte escolar vai nesta linha.

PAVIMENTAÇÕES

Representantes da Caixa se reuniram com autoridades do município na terça-feira, dia 3, para a assinatura de contratos de repasses que somam R$ 2,3 milhões. O recurso, que será repassado pelo governo federal, será investido na pavimentação de trechos das avenidas Germânia e Ninho das Águias e a rua dos Ackermann.

FUNDO DE TURISMO

Na quinta-feira da semana passada, dia 28 de novembro, aconteceu na Acinp a última reunião do Fundo de Turismo em 2019. Além das ações realizadas neste ano, o diretor do Departamento de Turismo da Acinp, Marcelo Becker, apresentou os principais projetos para 2020. Estão previstas ações práticas e relativamente simples, como o plantio de hortênsias ao longo da ERS-235, e também ações mais amplas e complexas, relacionadas à governança do setor. A tendência é que a iniciativa privada busque cada vez mais o protagonismo. Por fim, cabe destacar a qualidade de um novo material impresso produzido pelo Departamento de Turismo. Com informações e imagens extremamente atuais, a revista já posiciona Nova Petrópolis como um destino para a realização de eventos, uma das bandeiras da Acinp. Isso sem esquecer dos atrativos tradicionais, dos grandes eventos, dos roteiros e também das experiências, outra tendência muito importante no turismo.

CAPITALISMO CONSCIENTE

Ontem à tarde a Sicredi Pioneira RS reuniu lideranças para a palestra “Capitalismo Consciente”, com Thomas Eckschmidt. Uma tema muito apropriado para a filosofia adotada há mais de um século pela cooperativa de crédito. Duas frases ditas na tarde resumem muito bem a palestra. A primeira é do próprio palestrante: “Se tiver alguém perdendo no meu ecossistema, é ali que eu vou começar a ruir”. A segunda é do presidente da Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt: “Não tem como existir uma cooperativa rica em uma comunidade pobre”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário