Colunistas
É impressionante o que fizeram com a CEEE
Uma empresa completamente inviável, que não tem a menor possibilidade de continuar operando. Os nossos políticos, aqui falando dos governadores e deputados estaduais, teimam em manter um elefante desses de pé, mesmo à custa de prejuízos anuais que são cobertos com o dinheiro dos impostos. Dinheiro que falta para pagar os hospitais e para fazer obras. Para fazer obras nem se fala. A rodovia 118, que liga a BR-116 a Freeway em Gravataí, está há 20 anos em obras. Experimenta alguém passar por ela. Você entra com vida e não sabe se sai vivo. É um negócio impressionante. Dinheiro para concluir esta obra não tem. Mas para cobrir os rombos da CEEE tem. Como explicar uma aberração dessas. Os nossos políticos acham que o povo é para isto mesmo. Quem depende do SUS está ferrado. E noventa por cento da população depende do SUS. Os políticos e os funcionários públicos não dependem do SUS. Estou falando dos estaduais, porque os municipais em Ivoti não tem plano de saúde particular. Os que tem pagam do próprio bolso.
DEIXAM MORRER
Os pacientes do SUS muitos morrem sem ser atendidos. Para a saúde não tem dinheiro. Mas os milhões por ano para cobrir o rombo das estatais como a CEEE tem. A estatal de energia é apenas uma delas. O déficit é milionário. Que tipo de coração tem estes políticos que preferem manter de pé uma empresa que dá prejuízo e, em troca, deixam morrer centenas, milhares de pessoas todos os anos porque o atendimento não existe. E quando existe é demorado. Estes caras não tem coração, sentimento, não tem nada. Todos os políticos estão nesta barca. Todos são responsáveis por esta maluquice. Em troca de meia dúzia de empregos para os afilhados políticos, uma empresa como a CEEE ficou de pé até agora a um custo que não tem cabimento. Agora o governo Leite quer liquidar a empresa. Ela é tão ruim que nem para vender não dá. Querem é liquidar ela, para parar de dar prejuízo ao povo gaúcho.
LONGE
Falando em políticos, se tem um que está se destacando e que faz as coisas certas é Marcel Van Hattem. Ele é um dos mais destacados deputados federais dos mais de 500 que tem em Brasília. Marcel vai longe. Ele faz as coisas certas, bem diferente da maioria dos políticos. Marcel já fez nome na Assembleia Legislativa, quando foi deputado estadual. O seu discurso sempre pauta pelo certo, importando os estereótipos. Um deputado como ele fazia muita falta. É claro que tem outros com o mesmo pensamento de Marcel. No entanto, são poucos.
PIOROU
Quando você pensa que o Congresso vai melhorar, acontece o contrário. Os digníssimos criaram dois fundos, o partidário e o eleitoral. Passa do bilhão que vai para a mão dos partidos. O Fundo Eleitoral é uma picaretagem que não dá para aceitar. O dinheiro público vai financiar a campanha dos políticos. O dinheiro vai para a mão dos partidos, que nem sequer precisam prestar contas das despesas. A cara de pau dos deputados parecia que tinha limites. Agora passou dos limites. Em vez de melhorar, piorou. É uma maravilha, o dinheiro vai para a mão dos partidos, que gastam os milhões como querem. Até este ponto nunca tínhamos chegado.