Colunistas

É inacreditável o que acontece principalmente na Av. Bom Jardim

27/02/2019 - 11h00min

É inacreditável o que acontece principalmente na Av.Bom Jardim pela sua importância como principal via de acesso a Ivoti e a muitos outros municípios. Trata-se da falta de recuo nas paradas de ônibus existentes ao longo da avenida. Como tem duas vias de rolamento em cada lado e não existe recuo, os ônibus têm que parar na pista lateral. E atrás vem os carros nas duas pistas e os que estão atrás do ônibus têm que parar. E como ficam os que vêm logo atrás? Ainda mais no inverno quando às 18 horas está escuro e dificulta ainda mais a visão dos motoristas. A situação é grave. Um dia pode acontecer acidente grave ali, inclusive com engavetamento de veículos. Motoristas que não conhecem não se dão conta que daqui a pouco para um ônibus na frente deles. E os que vêm atrás muito menos. Já que a realidade é essa, os ônibus podiam ajudar um pouco ligando cada vez que param nas paradas o pisca alerta.

SINALIZAÇÃO

Os responsáveis pelo trânsito de Ivoti, e já tinha um que ganhava muito bem, podiam pelo menos pensar num paliativo. Por que não sinalizar adequadamente a via alguns metros antes das paradas, avisando que ali não tem recuo e os motoristas podem se deparar de uma hora para outra com um ônibus parado na sua frente? Pelo menos isso dá para fazer, tipo “Ônibus na pista a 100 metros, Cuidado!!!” Dentro da cidade, na Av. Presidente Lucena, é diferente, o limite de velocidade é de 40 km/hora e o perigo não é tanto. No entanto, numa pista dupla, como a Av. Bom Jardim, o papo é outro.

CAMINHÕES

Outro dia, passando uma carreta de vários eixos pelo Centro de Ivoti, lembrei-me mais uma vez do pavor que atacou o marido da irmã da prefeita Maria. Ela casou com ele e foi morar na Alemanha há 40 anos. O alemão se apavorou com o tráfego de caminhões pela principal avenida de Ivoti. Ele não entendia como era possível uma coisa dessas, caminhões pesados cruzarem a cidade de uma ponta a outra, passando pelo Centro. Isto era no começo da década de 90. E continua acontecendo até os dias de hoje. A municipalidade não foi capaz de resolver este problema, que é mais sério que se imagina. A solução não é fácil, mas também não é tão difícil. Só precisa dinheiro para fazer os investimentos necessários. Mas da onde tirar dinheiro se o município foi assumindo cada vez mais atribuições que antes era das esferas federal e estadual, sem que os repasses de recursos fossem proporcionais?

INAUGURAÇÃO

Tanto que na semana passada foi inaugurada a nova Escola Aroni Mossmann. Fazia tanto tempo que não se cortava mais fita inaugural que ficaram procurando um dia inteiro na Prefeitura até que acharam ela. Estava guardada no fundo de um baú cheia de poeira. Estava em completo desuso. Em compensação, agora, na quinta-feira, vai ter outra solenidade de inauguração. Trata-se das câmeras de videomonitoramento. A solenidade será na Brigada Militar de Ivoti.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário