Coluna Dois Irmãos

É uma vergonha o que fazem com o lixo e a rede de esgoto

08/02/2019 - 11h00min

Atualizada em 08/02/2019 - 14h33min

– Em Boa Vista do Herval alguém jogou uma mudança inteira dentro de um arroio na semana passada. Os moradores foram lá – parabéns! – e fizeram um mutirão para limpar.
– Agora, foi a vez do nosso arroio da Esquerda (que desce do Vale Direito) receber restos de construção. Que vergonha!
– Só espero que pessoas que fazem isso, não sejam as mesmas que ficam no Facebook “pregando moral” sobre as tragédias de Mariana e Brumadinho.
– Não entendo porque as pessoas jogam lixo no rio, se a Prefeitura faz o serviço de graça, diariamente! Dois Irmãos ainda dá (doa, é “di grátis”, “free”, gratuito, 0800, entrada franca…) o recolhimento de entulhos.
– Vocês sabem que o vereador Léo fez um projeto para as construções serem obrigadas a colocar ‘papa entulho’ e a ideia foi rejeitada. Lembro também, que nos idos de 2005, a então prefeita do Morro, Elaine, já fez lei “moralizar” o recolhimento de entulho, inclusive as pessoas tendo que pagar.
– Os anos passam, Dois Irmãos continua fazendo de graça e nem assim as pessoas se conscientizam. Que barbaridade!

ESGOTO

Por falar em conscientização, ontem falamos com o secretário de Obras, o Carlos Arnold, que resolveu o problema do esgoto a céu aberto no 48. Saiu um “espaço do leitor” há três semanas no Diário, eles foram lá e resolveram logo. Aí ontem, por erro nosso, saiu novamente três linhas. Bueno, antes publicar duas vezes e ser resolvido, do que não publicar e o problema continuar lá…
– Mas, voltando ao caso: sabe o que ele nos contou? Que muita gente conecta a calha da casa na rede de esgoto, em vez de conectar na rede pluvial. E aí, como nas ETEs a água precisa entrar devagar para ser filtrada (esta é a função da estação de tratamento), se entrar água de calha, vai dar problema.

PROEZA

Aliás, o pessoal conta que se encontra de tudo nestas redes de esgoto e ETEs: cueca, calcinha, escova de dente, fralda… Um dia me contaram que tinha até osso de porco entupindo o cano! Lembro de uma vez que o ex-secretário Willy quase me tirou da cama, pois tinha sido publicado, de novo, no Diário, que a ETE do bairro São Miguel estava entupida (de novo). Eles foram lá assim que leram a notícia, estava escurinho ainda, e, se não me engano, encontraram um “balaio” de absorvente trancando tudo. Ou seja, a Prefeitura não só recolhe entulhos, como faz coleta seletiva na porta das casas e alguns ainda jogam isso no esgoto da casa. Mas como conseguem esta proeza? Alguém me explica, porque eu não consigo entender!

RÁPIDAS

– Amanhã tem festa da melhor qualidade na frente da fábrica da Hunsrück.
– Sobre o Fala Comunidade de ontem, o leitor Vitor Schneider fez uma colocação assaz perspicaz: há alta velocidade na rua Affonso Wolf, sim, mas cadê a calçada? Uma rua daquelas precisa ter passeio público. Aliás, na segunda reapresento uma ideia polêmica a respeito!
A mensagem positiva do dia: “O primeiro pensamento do dia é o mais importante, se você acorda sorrindo e agradecendo a oportunidade de ter mais um dia para conquistar seus objetivos com certeza este dia fluirá melhor”, de autor desconhecido.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário