Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Eleição para prefeito em 2020

23/01/2019 - 11h00min

Atualizada em 30/01/2019 - 16h27min

-A maioria das pessoas está ainda em 2018, pensando nas contas que ficaram para trás ou nas coisas do ano passado que precisa resolver, mas já tem gente pensando em 2020. Mais especificamente, na eleição para prefeito.
-Quem serão os candidatos?
-Dois Irmãos será governado por um político que nasceu aqui, em Santa, na região central ou outra parte do Estado, ou de fora? Ou será da região noroeste do Estado? Alguns dos prováveis candidatos lá nasceram. Acho que uns três ou quatro…
– Dois Irmãos terá, mais uma vez, um prefeito que seja oriundo da Câmara, como os últimos? Ou alguém que tenha sido secretário da Prefeitura, o que seria inédito?
– Ou, então, alguém que nem seja político, que venha de fora, da iniciativa privada, e se lance para desbancar os políticos tradicionais?

CRISE?

Muito se falou no Brasil em crise na construção civil, em demissões de trabalhadores neste setor, e, as revistas especializadas falavam até em “bolha imobiliária”. Pois é. Se ocorreu no Brasil, aqui a gente não viu muito isso. Os edifícios maiores continuaram em construção, não tivemos desemprego no setor… O único reflexo – e não foi pequeno – foi a venda e a transação de imóveis, que deu uma acalmada, pelo menos, naquela correria corriqueira de venda de imóveis. Se bem que não sei de nenhum edifício que tenha ficado encalhado nas vendas.

TRÊS POR UM?

Por falar em construção, na semana passada conversei com um “doisirmonense que virou lajeadense há alguns anos”. Foi para lá, onde encontrou trabalho na sua área, boa remuneração e reconhecimento. E ele contou que Lajeado está com a população perto de 100 mil habitantes, mas se todos os apartamentos de edifícios novos forem ocupados, deve saltar para 200 mil ou 300 mil. A construção civil a todo vapor, mas a recessão de outros setores estancou as vendas… Sabe como é, com crise, muitos não dão aquele passo um pouco maior e ficam morando onde estão. Ninguém quer arriscar! E, em Dois Irmãos, dos edifícios novos, quantos ainda estão vazios, nas mãos de investidores? Certamente, poucos…

BICHO

O bicho está pegando nas redes sociais por conta da revisão do plano diretor, que pode proibir a construção de edifícios de oito andares, como é hoje. A prefeita Tânia fez um decreto no ano passado proibindo qualquer projeto acima de três andares. Demorou para o povo começar a debater este assunto, pois o decreto ocorreu há mais de meio ano. E o debate só começou devido a uma postagem no Facebook, então, como tudo no Brasil virou “grenalização”, direita x esquerda, azul x vermelho, e assim por diante, percebi traços desta disputa aqui neste assunto: ou é a favor dos edifícios ou é contra, e, consequentemente, a favor dos loteamentos. Tem que ser tão maniqueísta (que divide tudo em poderes opostos e incompatíveis)?
E aí, qual tua opinião?
– A mensagem positiva do dia, de Seiti Arata: “Quando esquecemos de viver o momento presente, o que acontece? Temos a tendência de nos preocupar com coisas que podem (ou não) acontecer no futuro… Ou podemos colocar nosso foco e consciência no momento presente, pois viver o momento presente melhora nosso desempenho”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.