Coluna Dois Irmãos

Em 2007 já comentamos sobre a BR-116: 11 anos depois, o que mudou?

10/07/2018 - 11h05min

É impressionante como Dois Irmãos mudou nos últimos anos. Há 10 ou 20 anos, a mola mestre da economia era a indústria calçadista. E, ponto final. Olhando de lá para cá, a gente vê que não só a indústria, como o sindicado da classe, perderam a força. Mas, aos que acham que a indústria perdeu tanta força, vale dizer que boa parte do emprego ainda é gerado nela, e, consequentemente, devemos muito, ainda, ao calçado. Se somarmos calçado e o Grupo Herval, lá se vão 60% ou mais da riqueza produzida aqui, seja em impostos ou postos de trabalho.

MUDOU

Mas, então, o que mudou? Mudou que muita gente que antes trabalhava na indústria, empreendeu e temos novos ramos, temos novos setores de serviços. E, principalmente, mais diversidade na nossa indústria, no nosso comércio e no nosso setor de serviços. Olhemos para trás e para hoje, para ver quanta coisa mudou. Hoje temos até fábrica de cosméticos, temos cervejaria… E o que mais?

A BR-116

– “Um assunto que precisa ser debatido é a nossa BR-116. A BR está em péssimas condições na maioria do trecho da nossa região, precisa ser recapeada ou duplicada. Muito se questiona a sua duplicação até o Travessão. Mas não há sequer movimento para isso.”
– “Está na hora da comunidade se mobilizar e partir em busca deste objetivo, pois o trevo de Ivoti, que era muito perigoso, já foi ajeitado. Aliás, porque aquele trevo de acesso é Ivoti não foi construído no exemplo da rótula de acesso a Dois Irmãos ou a de Morro Reuter?”
– “Falando nisso, muito se comenta sobre a BR-101, mas temos um problema aqui perto que precisa ser debatido. Aliás, a nossa VRS-833 continua entregue ao descaso. Mal sinalizada, cheia de curvas perigosas, pista estreita e ainda uns 1,5 km por fazer. Entra governo e sai governo e Herval e o interior de Morro Reuter continuam sofrendo”.

ATUAL

Achou o trecho acima ultrapassado (sobre a BR-116)? Ou concorda com algumas coisas? Há algo que não deveria estar ali por já ter se tornado realidade? Pois é, pelo trecho acima a gente pode ver como são as coisas na política. O trecho acima foi publicado na quarta, dia 5/12/2007. Como se vê, muita coisa que a gente pedia ou sugeria à época, continua em pé. Apenas uma já se tornou realidade, que foi o asfalto entre Herval e Morro, apenas 14km que levaram quase 10 anos. O restante…

RÁPIDAS

– Mais alguns comentários pertinentes publicados nesta coluna de 2007, que nos chegou às mãos na semana passada:
– “Enquanto isso, os cidadãos brasileiros continuam pagando uma montanha de impostos. É imposto pra comprar, pra vender, pra transportar, pra revender, pra isso e para aquilo”.
– “A pergunta que está na boca do povo: porque a “semana de trabalho” do político (só em Brasília?) tem somente três dias?”
– A mensagem positiva do dia: “Tudo aquilo que for feito com o coração e a intuição pode até estar errado, mas com certeza terá valido à pena! Faça valer à pena porque os melhores momentos da vida são vividos sem previsão”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário