Colunistas

Em Herval, quando falta luz, também falta sinal de telefone e internet

13/02/2019 - 11h00min

Atualizada em 13/02/2019 - 14h34min

– “Nem as nuvens tinham chegado no Herval e a gente já estava sem luz”. Esta é a frase de um morador do Centro, que ficou sem luz desde as 19h de segunda até a madrugada de ontem.
– Explica-se: às 19h deu vendaval em Dois Irmãos, com muita chuva e vento, o que deve ter afetado o abastecimento de energia elétrica no Teewald, visto que é a mesma rede. Ou seja, pode ter sol estralado no Herval, mas se der temporal em Dois Irmãos, “já era”…
– Na semana passada, teve gente que ficou quase uma semana sem luz. Desde o vendaval daquela quinta, que destelhou casas e derrubou o telhado da quadra no Padre Eterno Baixo, até a quinta da semana passada.
– Parte é culpa do vendaval, mas a maioria do problema, segundo relato de moradores, está na burocracia da RGE Sul. Se um morador ligar e fazer protocolo de uma coisa e a equipe chegar ao local e constatar que há outros problemas, estes “outros problemas a mais” ficam por fazer e o morador tem que ligar de novo! Como pode? Será isso mesmo? Em que mundo vivemos?

“MAIS” PIOR

No Morro, quando falta luz, falta água também, pois a Corsan diz que não tem como ligar os motores ou bombas para levar água de Dois Irmãos ao Morro. Se ficar sem luz é ruim, se ficar sem água é ainda pior, “bem mais pior” do que isso é também ficar sem telefone. Em Herval, se faltar luz (e olha que sofre muito com isso), também falta água e falta sinal no telefone e de internet. Sim, isso mesmo. Acontece que a torre da antena da Claro não deve ter gerador (ou qual seria o sistema?), o fato é que, faltou luz, todos ficam sem sinal de telefone. E, consequentemente, sem internet. Veja bem: aí você nem telefone tem para telefonar para a RGE Sul ou para a Corsan para informar o problema! É dose!

LUXO

Por estas e outras, coisas que eram “artigos de luxo” ou “coisa de gente rica” no passado, estão cada vez mais necessários. O tal do ar condicionado ninguém discute. E o outro produto de primeira necessidade, do jeito que as coisas estão, é comprar um gerador de energia. Por este motivo, as pessoas estão comprando geradores. Um caso é de um assinante que está comprando um gerador de 3,2 Kwa instalado por R$ 2.500 e não vai mais se incomodar. Se faltar luz, azar do Baltasar, afinal, ele vai ter banho quente e ar condicionado ligado.
Se bem que, vai continuar se incomodando: ele vai ter luz, mas vai continuar sem água, sem celular e sem internet. Neste caso, pouco adianta ele colocar gerador, se a Claro e a Corsan dificilmente vão deixar de depender da RGE Sul.

PICANTES

– A Corsan informa que hoje fará o desligamento da rede de água que abastece a Vila Ferraria e Boa Vista, para trocar o macromedidor. Então, pode faltar água das 10h às 14h.
– Em maio, teremos Fernando e Sorocaba na Festa da Batata. Já deve ter gente contando os dias…
– Mudando de assunto, eis a mensagem positiva do dia, de autor desconhecido: “Aconteça o que acontecer pense sempre positivo, pois assim atrairá apenas coisas boas”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário