Coluna Nova Petrópolis
Em pauta, as roçadas nas laterais da BR-116
Ontem de tarde aconteceria uma audiência no Dnit, em Porto Alegre, para tratar das roçadas na BR-116, no trecho entre Nova Petrópolis e Picada Café. A informação partiu do vereador Oraci de Freitas (PP), durante a sessão de segunda-feira. O encontro foi intermediado pelo deputado federal Afonso Hamm (PP) e contaria com a presença do prefeito Regis Hahn e de secretários municipais, além do próprio Freitas.
É TUDO COM O DNIT
Pelo modo de falar de Freitas, neste ano o município não vai assumir a tarefa de roçar as laterais da BR-116. Em anos anteriores, quando o órgão federal dizia que não tinha dinheiro, as prefeituras de Nova Petrópolis e Picada Café iam lá e faziam a roçada, mesmo não sendo sua atribuição legal. Alegavam estar resguardando a segurança dos munícipes.
INTRIGANTE 1
O Dnit e a maioria dos órgãos públicos trabalham com o sistema de orçamento anual. Ou seja, é estabelecido o recurso para ser gasto ao longo de cada ano. Como explicar que em fevereiro já não tem dinheiro no Dnit? E assim sendo, o que esperar para dezembro?
INTRIGANTE 2
Também não está fácil entender como o próprio Dnit pode ter recursos para manter limpas as laterais da BR-116 no trecho entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Aquele trecho corresponde à regional de Bento Gonçalves. Já a estrada até Picada Café faz parte do núcleo de São Leopoldo.
MARCEL NA PARADA
O recém-eleito deputado federal Marcel van Hattem (Novo) tomou conhecimento da situação de mato no acostamento da BR-116 e na segunda-feira entrou em contato com lideranças locais para anunciar apoio junto ao Dnit em Brasília.
CRUZAMENTO
O vereador Darlei Wolf (PSDB) salientou o atendimento parcial de um pedido seu no cruzamento da Av. 3 de Maio com a rua 7 de Setembro, onde foi instalada uma placa de “pare”. O pedido citava ainda a pintura de sinalização horizontal, o que Darlei ainda aguarda. Aquele cruzamento tende a ser o mais perigoso do centro da cidade e requer toda a sinalização possível. Mas, antes de pintar a sinalização na pista, seria interessante recuperar um pouco o asfalto, que está bem danificado. Não adianta pintar por cima de buracos e rachaduras.
ESCULTURAS PARQUE
Segundo reportagem publicada em um portal de turismo na segunda-feira, 11, o público que visita o Esculturas Parque Pedras do Silêncio tem crescido 15% ao ano. O ponto turístico tem a segunda melhor avaliação de Nova Petrópolis no “Trip Advisor”.
ALDEIA DO IMIGRANTE
Quem também chamou a atenção recentemente é o Parque Aldeia do Imigrante, com a divulgação de um vídeo institucional (disponível no site e nas redes sociais). Nele, além da beleza do local, é possível identificar facilmente as transformações que já ocorreram desde a concessão.