Colunistas

Era assim há 1.000 anos. Hoje não faz sentido

25/09/2018 - 11h00min

Atualizada em 25/09/2018 - 11h05min

Finalmente vão sair as câmeras de videomonitoramento em Ivoti. É coisa do tempo quando Arnaldo era candidato a prefeito. Como quase tudo, ele prometeu, mas não cumpriu. O custo sempre foi considerado muito alto porque na época, lembro-me, teriam que ficar pessoas monitorando as câmeras não sei se 24 horas, ou durante o dia, ou só durante a noite. Portanto, o custo seria bastante elevado, ainda mais depois que ele passou a pagar outras contas na área da segurança. Pagou tão caro que os outros municípios tiveram problemas porque todo mundo queria o que Arnaldo estava pagando. Daquele jeito ele só podia quebrar a Prefeitura e conseguiu. Tanto que o atual prefeito está prometendo que vai tentar fechar no azul neste ano depois de vários anos no negativo. Na verdade, o ex-prefeito era daqueles políticos que prometem tudo e não cumprem nada. Mas por que eles não cumprem nada? Porque só administram para si ou para aqueles que estão próximos dele. Aliás, é o que se pratica na política do Brasil e um dos candidatos bem posicionados nas pesquisas para presidente promete que vai acabar com este sistema político corrompido e que quebrou o Brasil.

VOLTANDO

Mas voltando às câmeras, vamos esquecer que Arnaldo prometeu e depois se arrependeu. Lembrem-se de quando olhamos o programa de governo de sua campanha e ele somente tinha cumprido uma das promessas. Quase não dá para acreditar, mas é verdade. Agora, somente agora, o projeto deve sair do papel ainda neste ano. 24 câmeras em 7 pontos diferentes. Não estou muito ao par do que será feito. Entretanto, posso anunciar que o projeto está viabilizado. Lembrem-se do assaltante que roubou o gerente da Loja Taqi da cidade em plena luz do dia. A polícia conseguiu vídeo da ação do delinquente, mas foram de particulares. No momento em que o município dispuser de câmeras de vídeo, talvez a bandidagem irá se retrair um pouco. Ou a chance de se conseguir flagrar ação de bandidos será bem maior. Só achei que podiam ser mais de sete pontos. No entanto, as autoridades devem estar sabendo o que fazem e vamos confiar neles. Tudo que ajuda a diminuir a ação dos bandidos deve ser bem recebido pela população. Inibir a bandidagem não tem preço.

LEMBRANÇA

Uma vez tinha um candidato a prefeito em Ivoti e que acabou se elegendo que fez uma promessa extravagante. Na verdade, ele copiou a promessa de campanha de um município do interior de São Paulo que implantou a medida. Lá eles simplesmente fecharam as entradas e saídas da cidade com guaritas com policiais. Lá a criminalidade foi diminuída em muito. No entanto, depois que o prefeito se elegeu e andou fazendo as contas do custo da “brincadeira”, caiu de costas e desistiu da ideia. Na Alemanha tem uma cidade cercada por uma muralha de cerca de 5 metros de altura onde os guardas faziam a vigília para impedir que a cidade fosse atacada pelos inimigos. Vale a pena visitar uma cidade como essa para constatar como era a vida há 1.000 anos. Só que em 1992 este tipo de exagero não faz sentido. Como ideia, ótima. Só que na prática não se sabe se ia funcionar pra valer. Vira e mexe, nunca saiu do papel.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário