Especial sobre os 31 anos de aniversário

Estamos chegando na edição mais esperada pela comunidade. É o Caderno de Aniversário de São José do Hortêncio, celebrando os 31 Anos desta linda história. A circulação será no dia 20 de dezembro. Traremos matérias especiais e entrevistas feitas pela colega jornalista June Krüger. Participe e contribua com essa bonita história!

SOBERANAS

Está tudo pronto para a realização do Baile de Escolha das Soberanas de Hortêncio, nesta sexta à noite. As 12 jovens que concorrem aos títulos de rainha e princesas tiveram o último ensaio na quinta. Um detalhe relevante, é que as moças têm de demonstrar conhecimento sobre a história e origem do município. Isso é ótimo, pois um povo que conhece sua terra, a carrega para sempre.

MIGRAÇÃO

Integrantes de vários partidos que hoje fazem parte da oposição à Administração Egídio/Cândido estão migrando para o Democratas (DEM). Isso porque não haverá mais as antigas coligações. Leonardo Arnold, Maurício Heck, Ilson Heck, entre outros, já saíram dos seus partidos: PSB, PTB e PP. O prazo de filiação no DEM é até abril de 2020.

JANELA

Os atuais membros de oposição, que podem ter interesse em ir para o DEM, que é presidido por Darci Cruss, podem esperar a janela de transferências, ou seja, o período legal para mudarem de partido antes das eleições. Sendo assim, terão até março de 2020 para mudar de partido. Poderão mudar: Ester Dill Koch (PTB), Paulo Hanauer e Cirio Krummenauer (PSB) além de Paulo Kunzler (PTB) ou até a suplente Lúcia Heck (PP).

REGRAS

A Lei dos Partidos Políticos é uma resolução do TSE, que trata de fidelidade partidária, e estabelece que os parlamentares só podem mudar de legenda nas seguintes hipóteses: incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; desvio no programa partidário ou grave discriminação pessoal. Mudanças de legenda sem essas justificativas é um motivo para a perda do mandato.

SUPLENTES

Os suplentes Anderson Sonaldo Willers (MDB) e Lúcia Heck (PP) entraram no lugar de Olavo Spaniol (MDB) e de Darci Cruss (DEM), respectivamente. Entre agradecimentos e sugestões, ambos contribuíram da sua maneira com melhorias.

MOÇÃO

Os vereadores encaminharam uma moção de apoio à Emater/ASCAR ao governador Eduardo Leite. Os técnicos do órgão estão preocupados com a reforma administrativa proposta pelo Estado, que poderá afetar esse setor, que presta apoio técnico aos produtores rurais.

CÍRCULO

Será na próxima segunda-feira, no Auditório do CRAS, a eleição da nova diretoria do Círculo de Máquinas. Como faltou quórum no último encontro, houve a transferência para a data citada. O início será às 19h30. Essa entidade é importante, pois recebe os recursos a título de incentivo (bônus) aos produtores rurais em horas-máquina.