/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna Nova Petrópolis

Está publicado o decreto para o “auxílio creche” de 2018/2019

13/11/2018 - 11h00min

Atualizada em 13/11/2018 - 11h31min

A Prefeitura acaba de publicar o decreto que regulamenta o programa “Auxílio Creche” para o período de férias 2018/2019. Têm direito ao benefício financeiro os pais ou responsáveis de crianças com idade de zero a quatro anos e 11 meses matriculadas nas escolas infantis do município. Ambos os pais ou responsáveis precisam estar trabalhando durante o período em que as escolas ficarão fechadas e a renda mensal da família não pode ser superior a R$ 5.000. Serão pagos R$ 22 por dia útil entre os dias 2 e 18 de janeiro. É preciso se inscrever.

DECISÃO POLÍTICA

Assim como muitos pais, eu penso que poderiam ser encontradas maneiras de deixar as escolas infantis abertas durante as férias. Existem municípios nas redondezas que conseguem apresentar soluções neste sentido. Mas em Nova Petrópolis essa é uma discussão superada. A decisão está tomada e não muda mais. Só falta nossas autoridades reconhecerem que o fechamento das escolas em janeiro se dá porque as equipes exigem férias neste mês (ao passo que nas empresas existe uma margem de 12 meses). É uma decisão política e eu até diria que é mérito das equipes das escolas quando conseguem uma posição favorável para sua demanda. Não conseguiriam isso se o atendimento nas escolas fosse ruim. Mas que se diga isso claramente! Aquela história de precisar fechar as escolas em janeiro para reformas e dedetização é balela. Já ouvi vários relatos informais de professoras que confirmam isso.

PODE FALAR “CRECHE”? UÉ!

Reparem que até agora eu evitei ao máximo a palavra “creche”, pois toda vez que um jornal publica este termo, vira alvo das mais severas críticas. Exige-se “escola de Educação Infantil”. Aos críticos, recomendo a leitura do decreto municipal 215/2018, cuja redação certamente passou pela Secretaria da Educação e, mesmo assim, está repleto de “creches municipais”, a começar pelo próprio nome do programa. Nestas horas, quando o poder público quer se dirigir aos pais, aí pode. Quando querem fazer demagogia com os professores, aí insinuam que os jornais não sabem o que é uma escola de Educação Infantil. Acontece que os jornais também se dirigem, prioritariamente, aos pais.

APLAUSOS

Parabéns à Sociedade Arroio Paixão por mais um grande baile no sábado, dia 10. Excelente público e também a música, a cargo da nossa Super Banda Real.

Sair da versão mobile