Colunistas
Estância Velha
MARTINELLI NA SAÚDE
Mauri Martinelli foi o escolhido para assumir a Secretaria de Saúde do município. Não chegou a ser uma surpresa, especialmente para quem acompanhava os bastidores políticos na última semana. Seu nome sempre figurou no topo das listas de aposta. A novidade, porém, é que sua indicação partiu pelo colegiado chamado de Conselho Gestor da Saúde. Os membros deste órgão entregaram à prefeita Ivete Grade uma carta recomendando que a chefe do Executivo nomeasse Martinelli para o posto. O pedido foi aceito e ele tomará posse hoje, 5, para dar início aos trabalhos na área. Como bem disse Ivete, será uma grande oportunidade para Martinelli. Os desafios são muito grandes, especialmente para estar a frente da pasta que tem um dos maiores orçamentos da Prefeitura. Os investimentos em Saúde chegaram a 40% no último quadrimestre de 2017. Ou seja, é preciso sempre fazer mais e diminuir os custos. Digamos assim, precisa-se utilizar a criatividade e buscar mecanismos que possam tornar a prestação dos serviços mais baratos, sem que ocorra perda de qualidade.
Mauri Martinelli está próximo de concluir a faculdade de Direito, além de técnico em enfermagem concursado na Prefeitura há nove anos, ainda acumula a formação em Sociologia.
IVETE EM BRASÍLIA
Por volta do meio-dia de hoje, a prefeita Ivete Grade desembarcará em Brasília para uma série de compromissos na capital federal até quinta-feira, 8. Praticamente após desembarcar do avião, já terá o primeiro compromisso. Conforme me relatou por telefone, às 14h está agendada reunião com o ministro Osmar Terra, do Desenvolvimento Social, para definição verificação de projetos e busca de recursos para o município. Após isto, os próximos dias também reservam atividades com os parlamentares da bancada gaúcha e ministros do governo Michel Temer. É inegável, este contato é importante. A Prefeitura aposta muito em recursos oriundos dos ministérios e de emendas parlamentares para custear ações e programas elaborados pela administração. Se o dinheiro existe, precisa ser buscado. Além disso, 2018 é ano eleitoral e todos os fatores pesam.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
O município fechou parceria com a Associação Comercial, Industrial e Serviços (ACI) para que ocorram palestras e atividades nas escolas municipais sobre o projeto Consciência Tributária. As atividades começam no mês de maio e seguem até o final deste ano. O martelo foi batido em reunião que teve a presença da prefeita Ivete Grade, o vice-presidente da ACI Estância Velha, Cláudio Pozza, e o diretor de relações institucionais da ACI, Marco Aurélio Kirsch.
Estas ações são importantes, porque – de uma forma lúdica e com bate-papo – é possível explicar a mostrar a realidade brasileira. Tomara que novos projetos desta natureza, mas de outras áreas, sejam implementados e que a garotada tenha contato com estes temas desde cedo.