Colunistas
Estância Velha
HOSPITAL
Pois é, como não poderia ser diferente, a sessão da Câmara de Vereadores foi pautada pela decisão da Prefeitura de Estância Velha em contratar uma empresa para prestar serviços ao Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), única casa de saúde com atendimento de urgência e emergência 24 horas na Capital Nacional do Couro. Inegavelmente, há consenso que a situação do jeito que está, hoje, não pode continuar.
Márcia Ribeiro levou à tribuna números que impressionam. Os custos com saúde, muito em parte deles para manter o hospital aberto, são muito grandes. Aliás, maiores do que a cidade pode suportar. Algo precisa ser feito para resolver a questão. Como disse recentemente, é preciso fazer mais com menos recursos. Márcia acredita que o pregão presencial é uma forma de terceirizar a gestão do HMGV. A Secretaria de Saúde (Semsa) garante que a administração seguirá pública e com maior fiscalização.
O município retirou o Instituto de Saúde Educação e Vida (Isev), antigo gestor do hospital, mas os custos aumentaram. Cerca de 40% em relação a 2016, levando em consideração o balanço apresentado com os índices do ano passado. É preciso economizar, mas, fazer isto de uma forma inteligente. Mantendo os serviços que se têm, incrementando (por que não?) e fazendo a unidade crescer. Desta forma, mais dinheiro é injetado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Em especial às nossas leitoras, um Feliz Dia Internacional da Mulher! Devemos reverenciá-las sempre, afinal, todos nós viemos ao mundo pelo ventre de vocês. Entretanto, muitas barreiras e preconceitos ainda precisam ser superados. O tempo passa, o mundo avança e alguns retrocessos culturais parece que teimam em não andar na mesma velocidade que a tecnologia e suas inovações, por exemplo. É duro ouvir relatos de agressão, situações que nos indignam. É mais difícil ainda constatar, ouvindo o relato das vereadoras que integram a Procuradoria da Mulher, que o município não tem um local de acolhimento às vítimas de agressão.
Enfim, entre tantas outras coisas. A data é simbólica e serve de reflexão. Acredito que cada um pode dar sua parcela de contribuição.
DICA I
Aproveitando o gancho do tópico acima, sobre o Dia Internacional da Mulher, hoje tem evento no Pavilhão de Atividades Culturais (PAC). A peça “Frida Kahlo, à Revolução” ocorrerá a partir das 20 horas. O evento é gratuito e trata-se de uma promoção do Sindicato dos Municipários de Estância Velha (Simev). A atividade marca parte da comemoração idealizada pela Prefeitura, Procuradoria da Mulher e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Condim). Vale a pena assistir!
DICA II
Entre amanhã, 9, e sábado, 10, o Educandário Espírita da Caridade (rua Teresinha, 200, Lago Azul) promove mais uma edição de seu brechó solidário. O evento acontece das 14 às 18h de sexta-feira, e sábado, das 8 às 13 horas.