Colunistas
Estância Velha
DIÁRIAS I
Quem diria que o vereador Euclides Tisian (Gringo-PT) seria o autor do projeto que pode colocar um ponto final nas diárias concedidas aos vereadores e funcionários da Câmara de Vereadores? Ele mesmo não esconde de ninguém que tantos cursos fez ao longo dos últimos anos para buscar aprimoramento.
Tenho muita curiosidade para sentir o clima da sessão de amanhã, quando provavelmente o projeto vai à votação. Hoje, aliás, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Imaginem só. Gringo é o vereador que pode colocar fim às diárias?
É, no mínimo, curioso. Enfim, vida que segue. As justificativas dele para elaboração da matéria são de que: com a internet, os vereadores não precisam mais ir até um estado vizinho, fazer um curso para buscar projetos de lei. Eles estão disponíveis e podem ser acessados de casa, da Câmara ou de qualquer computador. De fato, ele tem razão.
DIÁRIAS II
Uma pessoa que se candidata ao cargo de vereador, penso eu, deve ter consciência da função que assumirá por quatro anos. Você se inscrever em um curso por se inscrever, não há necessidade. Acredito que a remuneração do legislador deva ser um subsídio e, obviamente, não salário. Logo, que utilize seu próprio dinheiro para fazer os cursos que achar necessário. Ir até Brasília, pleitear verbas e recursos para a cidade. Penso desta forma. Digamos assim, é o justo.
Se Estância Velha aprovar o projeto, dará novo grande passo em pouco menos de um mês. Há alguns dias, a Casa aprovou a regulação do pagamento de salário dos vereadores. Quem faltar na CCJ, sessão ou qualquer ação legislativa, sem justificativa, terá o salário descontado. Como qualquer trabalhador: é o correto.
Além disso, suplente que assumir a titularidade do posto ganhará de acordo com a quantidade de tempo que esteve na função. Acabou o pagamento por sessão, que, definitivamente, era um absurdo.
Chegou o dia em que a Câmara de Estância Velha, senhoras e senhores, é exemplo de economia e respeito com o dinheiro público.
REUNIÃO
A pedidos dos conselheiros municipais de saúde, reforço neste espaço de opinião que logo mais, a partir das 17h30, ocorrerá a reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O local já é conhecido, a sede do Departamento de Vigilância em Saúde (Visa), situado na rua Theodomiro Porto da Fonseca, 25, Centro. Além disso, será apresentado o novo secretário Mauri Martinelli e, ao que tudo indica, também darão início ao processo de análise do edital que formará o pregão presencial para contratação de empresa que prestará serviços ao Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). Quem tem dúvidas ou contribuições a fazer, pois bem, a hora é esta.